Vírus contamina Android e rouba dados de usuários do Uber

Ameaça detectada pela primeira vez em 2012 tem "atualização" e volta a atacar smartphones com sistema operacional do Google

por Wagner Silva qui, 04/01/2018 - 09:21

Um vírus está infectando aparelhos Android e usando a interface do aplicativo do Uber para roubar dados de contas de usuários do serviço. De acordo com o site Engadget¸a Symantec, empresa especializada em segurança de informação que descobriu a invasão, o vírus abre uma janela similar à interface do aplicativo oficial e solicita que o usuário mude sua senha dizendo que ela vai expirar em breve. A ação toda é feita em um pop-up e a ameaça mostra inclusive uma tela verdadeira do aplicativo com informações de localização.

De acordo com a Symantec isso mostra que os hackers sempre inovam para enganar os usuários de smartphones, já que o vírus não causa nenhum dano e não prejudica o funcionamento do telefone. “O malware disfarçado e que utiliza a interface real do próprio aplicativo evidencia o tempo e a mão de obra gasta no desenvolvimento dessas ferramentas mal-intencionadas”, afirmou a empresa. Por conta disso, o Google fez a recomendação rotineira de que as pessoas não confiem em aplicativos de fontes desconhecidas, o que foi reforçado pela Symantech.

Esse vírus é bem conhecido dos desenvolvedores e apareceu pela primeira vez em fevereiro de 2012, infectando os aplicativos Tune Hopper e Plants vs Zombies, dois jogos bastante populares da loja oficial de aplicativos do Google.

COMENTÁRIOS dos leitores