Nova fraude é detectada em aplicativos da Google Play
Ideia é fazer com que aplicativos falsos possam parecer mais confiáveis
A empresa de segurança ESET detectou uma nova fraude praticada por desenvolvedores na Google Play, a loja do sistema para smartphones Android. A ideia é fazer com que aplicativos falsos possam parecer, à primeira vista, mais confiáveis aos olhos dos usuários.
Um dos truques é aproveitar um elemento que os usuários prestam bastante atenção na hora de pesquisar um aplicativo - o nome do desenvolvedor. Segundo a ESET, essa informação está sendo alterada na Google Play, assim como o número de downloads, em uma tentativa dos fraudadores de se passarem por grandes empresas.
A liberdade de estabelecer qualquer quantidade, assim como o nome do desenvolvedor, fez com que alguns fraudadores determinassem números exorbitantes de downloads.
"Além de lidar com os números de downloads para tentar induzir o usuário a baixar seus apps, alguns desenvolvedores também alteraram as descrições dos aplicativos a fim de transmitir legitimidade", informa ESET.
A empresa diz que centenas de aplicativos que usam esses truques foram encontrados na Google Play. Muitos deles também enganavam os usuários com relação à funcionalidade oferecida e, em alguns casos, não tinham nenhuma utilidade, considerando que o propósito real era exibir anúncios.
LeiaJá também
--> Teste no Facebook expôs dados de 120 milhões de usuários