Google Chrome faz 10 anos e ganha sua maior atualização

Atualização de aniversário inclui alguns ajustes gráficos fundamentais e um novo gerenciador de senhas

por Nathália Guimarães qua, 05/09/2018 - 10:11
Divulgação/Google Divulgação/Google

O Google Chrome está completando 10 anos nesta semana. Para comemorar o aniversário, o Google lançou uma grande reformulação para o navegador da web mais usado do mundo, incluindo alguns ajustes gráficos fundamentais, um novo gerenciador de senhas e um aplicativo para dispositivos com iOS completamente reformado.

A partir de agora, as guias do navegador têm uma forma totalmente nova com bordas arredondadas e as abas que não estão em uso são marcadas por pequenas linhas verticais. Os ícones, o esquema de cores e a interface do usuário em geral também foram atualizados, dando ao Google Chrome um aspecto mais limpo e organizado.

O Google também melhorou o gerenciador de senhas do navegador. A empresa diz que agora vai se concentrar em incentivar as pessoas a tornar suas escolhas de senhas mais fortes, sugerindo uma sequência mais robusta de caracteres - algo que o Safari já faz há algum tempo em aparelhos da Apple.

A maneira como o Google Chrome preenche automaticamente o conteúdo de uma página da web, como seu endereço, cartão de crédito ou senhas, também é mais precisa agora, de acordo com a companhia das buscas.

E as melhorias não param por aí. A barra central no topo do browser, chamada omnibox, servirá para pesquisar arquivos no Google Drive. Ela também passará a responder a algumas de suas consultas de pesquisa.

Por fim, o aplicativo para iOS está recebendo uma grande reformulação, com a barra de ferramentas movendo-se para baixo para colocar a omnibox na frente e no centro. A atualização será lançada para todos os usuários, em todas as principais plataformas, o que significa PC, Mac, iOS e Android.

O Google anunciou o Chrome em 2 de setembro de 2008 e, ao longo dos últimos anos, o navegador tornou-se o mais popular do mundo, superando o Internet Explorer (IE), da Microsoft, e o Firefox, da Mozilla. Cerca de 2 bilhões de pessoas usam o browser todos os dias.

LeiaJá também

--> Google abre seleção de estágio para estudantes brasileiros

COMENTÁRIOS dos leitores