Alunos promovem evento sobre jogos eletrônicos

"Star Games: a evolução dos jogos" foi realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), em Belém, e teve competições, exposição e sorteio de brindes

ter, 23/10/2018 - 23:21

Alunos do último ano do curso técnico de eventos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), na avenida Almirante Barroso, em Belém, promoveram no dia 18 de outubro o "Star Games: a evolução dos jogos". O evento fez parte de uma prática de ensino organizada pelos próprios estudantes e contou com sorteios de brindes, exposição de jogos antigos, competições de jogos como FIFA, Just Dance e Mortal Kombat, entre outros.

Os alunos organizaram o projeto e passaram por três fases, por uma bancada seletiva e foram divididos em equipes. "São dezoito alunos da turma. Todos fizeram parte das três fases da questão da metodologia de ensino, que foi o planejar, o organizar e o executar o evento. Eles que tomam a frente de tudo, e eu só fico na supervisão, já que estão dentro de uma instituição de ensino, então tem que estar orientados sobre a supervisão de um professor. Isso conta pra prática profissionalizante deles, enquanto futuros profissionais de eventos da cidade", contou Márcia Bevone, 40 anos, professora de Planejamento e Execução de Eventos.

O evento começou com uma roda de conversa abordando a evolução dos jogos e o mercado de trabalho na área dos games. "Essa foi a intenção da roda de conversa, mostrar que para além da diversão, do entretenimento, também é uma profissão, já se pode ganhar dinheiro dentro da temática dos jogos. O evento vem trazer essa proposta diferenciada, para atrair nosso público alvo que são os jovens que são ligados a esse mundo virtual", destacou Márcia Bevone.

A estudante Hescarlath Brasil, 20 anos, contou como foi a preparação e o objetivo da temática dos jogos. "O primeiro ano ele foi todo baseado em fazer o planejamento, a partir do segundo ano, passamos por uma bancada seletiva, onde essa temática foi escolhida como vencedora. A partir disso, foi mais dois anos e meio pra planejar e apresentar o evento. A ideia principal dele é resgatar toda essa nostalgia que os jogos oferecem, falar que os jogos não oferecem somente violência, mostrar o mercado de trabalho, mercado financeiro, toda a parte boa que os jogos podem trazer. Esse evento ele muda totalmente a nossa visão, porque vamos aprender na prática como se faz um evento", disse a estudante.

Hescarlath ainda destacou sobre a importância de ter um curso técnico de eventos. "Nossa profissão ainda é pouco valorizada, até hoje acham que não precisa de um profissional pra fazer um evento, só que nós profissionais sabemos que não é bem assim, o evento tem todas as suas fases", concluiu.

Por Amanda Lima.

 

COMENTÁRIOS dos leitores