Geek Expo 2018 mostra cultura nerd em congresso

Torneios de videogame, exposição de produtos e apresentação de cosplays fizeram a alegria dos fãs em evento no Hangar Centro de Convenções, em Belém

seg, 05/11/2018 - 16:54

O mundo geek tomou conta do Hangar Centro de Convenções, em Belém, da última quinta-feira (25) até sábado (27), durante o III Congresso Nacional de Ciências Exatas e Tecnologia, organizado pela UNAMA - Universidade da Amazônia e UNIPROSERVICE. A Geek Expo 2018 teve uma série de atividades para os fãs das culturas pop e nerd.

Entre as atrações estava o torneio de videogame Mortal Kombat XL, realizado no primeiro dia de evento e organizado por Lucas Rodrigues Miranda, 20 anos. “Eu já criei um torneio de Mortal Kombat XL, pela Nerd Weekend com a UNAMA, em um evento que teve no Boulevard. Com essa repercussão boa no Boulevard, a gente decidiu aumentar trazendo o Mortal Kombat XL, agora com novos torneios. No dia 26 foi o de Clash Royale e 27, o de FIFA 19”, disse Lucas, que também é ex-jogador profissional de games. “Eu já fui jogador profissional de Rainbow Six Siege, só que eu decidi largar essa vida de jogador profissional para ser organizador de eventos. Aceitei o desafio de criar esses torneios e estamos aí”, declarou, além de agradecer à UNAMA por disponibilizar o espaço do congresso. "Estamos misturando a questão acadêmica do congresso com esse público geek, descontraído, o que é muito legal”, concluiu.

Participante do torneio de games, Mario Belém, 21 anos, disputava pela primeira vez uma competição desse tipo. “A princípio eu não sabia de nada do jogo, mas eu tinha o interesse de disputar um campeonato, justamente para ter essa experiência de competição que eu nunca tive e está sendo muito legal e a galera está organizando legal”, disse.

Fúlvio Costa,  49 anos, um dos expositores na Geek Expo, apresentou no evento produtos da série de televisão Game of Thrones e da franquia Star Wars, além de revistas em quadrinhos de super-heróis. “Pela natureza do evento, por ser um universo que a gente está tentando difundir mais aqui na nossa cidade, nós trouxemos alguns itens colecionáveis, como as estátuas do Game of Thrones,  as action figures do Game of Thrones, do Star Wars também. Trouxemos diversos fascículos de revistas conceituadas como do Logan, que é o que o pessoal consome realmente”, falou.

Fúlvio também comentou sobre a importância de participar de um evento como a Geek Expo e trocar informações sobre o mundo nerd com outras pessoas. “Eu me vejo na obrigação. A gente não pode guardar o conhecimento só pra gente, a disseminação da cultura passa por isso: é você compartilhar o pouco que você conhece de um assunto de interesse para quem quer conhecer mais ou até mesmo para quem não conhece e despertar o interesse. Acho legal isso”, concluiu.

Uma atração que chamou bastante a atenção no evento foi a presença da Liga Cosplay Pará, um grupo de amigos que se fantasiam e interpretam personagens da cultura pop, como os super-heróis, e marcam presença em eventos e realizam ações sociais em hospitais e creches. “Eu sempre fui colecionador de itens geeks, action figures e tudo mais, até que um dia eu cheguei com a minha namorada e perguntei assim: se eu investisse em traje você viria junto comigo numa dupla? Então ela disse que sim e começamos nós dois. Fomos começando a juntar amigos com os ideais de fazer cosplay e fundamos a Liga Cosplay a partir disso”, disse Breno Pereira, fundador e líder da Liga Cosplay. Breno falou também da importância da realização de eventos como a Geek Expo em Belém. “É de suma importância. A gente está precisando de mais eventos que mostrem a cultura pop para as pessoas no geral, que não é algo restrito a crianças e público jovem. É  pra adultos também. Eventos como esse  proporcionam uma valorização e um crescimento do conhecimento pela parte das pessoas, principalmente daquelas leigas no assunto”, declarou.

Breno também comentou sobre seu cosplay de Capitão América que fazia no evento. “Ele foi meu primeiro cosplay. Então o primeiro cosplay, o que a gente mais gosta, mais a gente investe nele, mas eu tenho outros personagens. Eeu faço o Batman, o Reptile do Mortal Kombat, mas o Capitão América é o que mais me marca, porque eu lia muitos quadrinhos e eu sempre gostei de ver a figura dele de líder e isso me inspirou”, concluiu.

Por Felipe Pinheiro.

COMENTÁRIOS dos leitores