Facebook planeja integrar WhatsApp, Instagram e Messenger

Ideia é melhorar a comunicação entre os bilhões de usuários dos aplicativos do Facebook em todo o mundo

por Nathália Guimarães sex, 25/01/2019 - 12:44
Divulgação/Facebook Facebook integrará os serviços de mensagens do WhatsApp, Instagram e Facebook Messenger Divulgação/Facebook

O Facebook integrará os serviços de mensagens do WhatsApp, Instagram e Facebook Messenger, de acordo com relatórios. A fusão ocorrerá no início do próximo ano, segundo o jornal americano The New York Times.

Cada aplicativo permanecerá distinto um do outro, embora a infraestrutura de mensagens seja unificada, de acordo com pessoas familiarizadas com o assunto. O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, teria ordenado que todas as mensagens através dos aplicativos fossem criptografadas de ponta-a-ponta.

A ideia é melhorar a comunicação entre os bilhões de usuários dos aplicativos do Facebook em todo o mundo. A empresa adquiriu a plataforma de compartilhamento de fotos Instagram por aproximadamente US$ 1 bilhão em 2012, antes de assumir o WhatsApp em 2014 por um valor estimado de US$ 19,3 bilhões.

Segundo o New York Times, o movimento exige que milhares de funcionários do Facebook reconfigurem como o WhatsApp, o Instagram e o Facebook Messenger funcionam em seus níveis mais básicos. O Facebook ainda está nos estágios iniciais do trabalho e planeja concluí-lo até o final deste ano ou no início de 2020.

Depois que as alterações entrarem em vigor, um usuário do Facebook poderá enviar uma mensagem criptografada para alguém que tenha apenas uma conta do WhatsApp, por exemplo. Atualmente, isso não é possível porque os aplicativos funcionam separados.

Para o Facebook, as mudanças proporcionam uma melhor chance de ganhar dinheiro com o Instagram e o WhatsApp, que atualmente geram pouca receita, apesar de terem um grande número de inscritos. O Instagram tem 1 bilhão de usuários ativos mensais, enquanto o WhatsApp tem 1,5 bilhão.

COMENTÁRIOS dos leitores