Confira os principais destaques da Google I/O até agora
Inteligência artificial, Pixel 3a e outras novidades apresentadas no primeiro dia da conferência da Google
Começou na última terça-feira (8), o Google I/O, o encontro anual de desenvolvedores da Google. Logo no primeiro dia a gigante da internet surpreendeu com projetos focados em Inteligência Artificial, (IA) a apresentação do Pixel 3a e Pixel 3a XL e uma assistente que parece realmente ajudar nas tarefas com agilidade. Além disso, o projeto Euphonia também ganhou destaque, por dar espaço para que pessoas com diferentes deficiências possam se comunicar utilizando a plataforma da empresa.
Se você perdeu o que rolou no primeiro dia, trouxemos um resumão de tudo o que mais impressionou na estreia do encontro. Confira:
Assistente Google
Uma das grandes inovações desta edição do I/O apresentadas até agora foi o Assistente Google. O recurso, presente nos smartphones Android vai ganhar uma nova versão muito mais ágil e dinâmica que seus antecessores. Nos novos aparelhos Pixel e no Google Nest Hub Max será possível utilizar a ferramenta com mais velocidades para atividades como dar comandos de ligar e de checagem de combustível aos automóveis compatíveis com o “Blue Link” da Hyundai ou o “Mercedes me connect” da Mercedes-Benz.
Também será possível usar o Assistente para entender quais pessoas, lugares e datas são importantes para você com o recurso “Picks for you”, que utiliza seus dados para dar sugestões personalizadas de receitas, eventos e podcasts. Porém, o que arrancou gritos impressionados da plateia foi a velocidade.
O novo assistente pode processar e compreender as solicitações do usuário em tempo real, com o recurso Continued Conversation permitindo fazer várias solicitações, uma após a outra, sem a necessidade de dizer “OK Google” antes de cada uma delas.
Google mais inclusivo
Com uma apresentação emocionante a Google mostrou o projeto Euphoria e o Live Relay como medidas importantes para garantir a acessibilidade de seus usuários. Para facilitar a vida de quem tem problemas auditivos ou de fala o Live Relay usa reconhecimento de voz no dispositivo para converter texto em fala e permitir que o telefone ouça e fale o que foi digitado por seus usuários. Essa opção funciona, inclusive, na realização de chamadas telefônicas, em sincronia com o Smart Compose.
Já o Projeto Euphonia usa a IA para melhorar as habilidades dos computadores, fazendo com que entendam diversos padrões de fala, de pessoas que tiveram a fonia prejudicada por algum problema. É preciso preencher um formulário para se cadastrar no projeto que grava falas ou expressões de pessoas com deficiências fonéticas para que os telefones celulares e computadores transcrevam de forma mais confiável as palavras ditas pelos usuários.
Pixel 3a e Pixel 3a XL
Um dos anúncios mais esperados foi o dos novos smartphones da gigante da internet. Com o foco em entregar um aparelho com características premium, mas por um preço mais acessível a linha do Pixel 3a não decepcionou na propaganda. Os aparelhos prometem vir com um visor OLED, câmera com funções especiais e uso da tecnologia HDR + com recursos como o Modo Retrato, Super Res Zoom e Visão Noturna para capturar fotos nítidas com pouca luz.
A bateria de 30 horas, o novo Assistente Google, a prévia do AR no Google Maps e mais três anos de segurança e atualizações do sistema operacional, são outros destaques do aparelho que, infelizmente, não tem previsão de chegar ao Brasil.
Google Nest Hub Max
Por último, e não menos importante, a casa conectada da Google. O Nest Hub Max, antigo Google Home Hub é um tablet que conecta o usuário com sua própria casa ainda mais. Com uma tela HD de 10 polegadas, uma câmera inteligente que permite o monitoramento da casa em tempo real enquanto realiza outras funções. O aparelho reconhece cada morador cadastrado e mostra apenas as informações de cada um, particularmente. Ele passa a estar disponível no Canadá, Dinamarca, França, Alemanha, Índia, Itália, Japão, Holanda, Noruega, Cingapura, Espanha e Suécia.