Acabou? Facebook estuda remover curtidas
Rede social deverá seguir os passos do Instagram em breve
Se você achou que Mark Zuckerberg havia ido longe demais quando retirou a visibilidade das curtidas do Instagram, saiba que o Facebook pode ser o próximo. A informação foi confirmada pelo empresa ao site especializado em tecnologia TechCrunch, na última segunda-feira (2). O fim dos “likes” ainda não tem data para começar, mas está cada vez mais perto.
Desde julho, não é mais possível ver quantas pessoas curtiram suas fotos no aplicativo mobile do Instagram. Além do Brasil, mais sete países, tiveram suas contagens escondidas. O experimento foi testado primeiro no Canadá, em maio. Para aqueles que ainda querem ver a contagem, apenas na versão web da ferramenta os números permanecem aparentes.
O motivo para essa mudança é a melhoria da saúde mental dos usuários que se sentem pressionados a serem populares, levando em consideração o número de pessoas que curtem suas postagens. A empresa de Zuckerberg acredita que, acabando com a pressão social causada pelas curtidas, as pessoas vão voltar a se conectar de forma mais profunda ou verdadeira, nas redes sociais.
Apesar da companhia ter confirmado que estava considerando testar a remoção das contagens de “likes”, ainda não há previsão para isso ser implementado aos usuários e, caso seja aceito, deverá ser feito gradativamente.