PF alerta para golpes envolvendo o Auxílio Emergencial

Corporação dá dicas de como as pessoas podem acessar o cadastro sem cair em links mal intencionados

por Katarina Bandeira qua, 08/04/2020 - 12:22
Freepik Golpes em dispositivos móveis aumentaram 124% entre fevereiro e março de 2020 Freepik

A Polícia Federal (PF) voltou a fazer alertas contra golpes virtuais nesta quarta-feira (8). O motivo foi a divulgação da pesquisa da Kaspersky, empresa de cibersegurança, que mostrou um aumento de 124% no número de golpes em dispositivos móveis. Desde que os casos do novo coronavírus começaram a aparecer no país, a PF vem identificando diversos golpes envolvendo a pandemia.

Desta vez, o alerta da PF está relacionado ao Auxílio Emergencial que será liberado pelo Governo Federal para ajudar pessoas que tiveram a renda afetada por conta do isolamento social. Como o sistema de cadastro é online, muitos aplicativos falsos e links não-seguros estão surgindo para desviar o foco do usuário na hora de tentar ganhar o benefício. O Google chegou a informar, via nota, que está analisando os aplicativos com o tema que começaram a surgir em sua loja online.

Confira as dicas de segurança da Polícia Federal para não cair em golpes

1. Só faça o cadastro para receber o auxílio emergencial no site oficial da Caixa Econômica Federal ou nos aplicativos baixados em lojas oficiais das empresas fabricantes dos celulares da Apple (App-Store) e do Google (Play-Store)

2. Não acesse nenhum site que se diga da Caixa Econômica Federal, sem constar as terminações .gov.br

3. Ao entrar na página da Caixa Econômica Federal verifique se existe um cadeado cinza no canto superior esquerdo da página – isso atesta que sua conexão não foi interceptada e que o site está criptografado para impedir golpes.

4. Links que levem direito ao cadastro deve ser https://auxilio.caixa.gov.br/#/inicio, ou seja tem que haver o HTTPS onde o “S” corresponde a uma camada extra de segurança;

5. Ao receber uma mensagem em seu celular sobre o cadastramento do auxílio-emergencial, desconfie sempre antes de clicar nos links. 

6. Não compartilhe links duvidosos com seus contatos sem antes saber se são verdadeiros – você pode estar sendo usado por bandidos para espalhar o golpe e prejudicar outras pessoas, inclusive seus parentes.

7. Cuidado com o imediatismo de mensagens tais como: cadastramento liberados até hoje, último dia para o cadastro, urgente, não perca essa oportunidade, quase sempre tais mensagens querem fazer com que as pessoas não averiguem a veracidade do conteúdo nas páginas e órgãos oficiais.

8. Jamais forneça ou repasse informações sobre senha de banco, conta bancária, dados financeiros e do benefício do INSS dentre outros.

9. Não marque nenhum agendamento para que pessoas compareçam em sua residência sob o pretexto de fazer uma consulta presencial, bandidos podem se aproveitar dessa situação para se passar agentes de saúde e realizar assaltos. 

10. Nenhum órgão do governo federal se comunica com quer que seja solicitando dados e informações dos seus beneficiários ou servidores através de links via WhatsApp;

11. Nunca baixe programas piratas para o celular ou computador, tais sites costumam ter a maior concentração de vírus;

12. Instale um bom antivírus em seu celular ou computador e tenha o sistema operacional do seu celular e computador atualizados

COMENTÁRIOS dos leitores