Golpe no WhatsApp promete kit de Dia dos Namorados
Em apenas 7 dias, 39 mil usuários foram enganados
Nem os apaixonados escapam de serem vítimas de golpes nas redes sociais e aplicativos de mensagens. A Polícia Federal alertou para uma nova promoção falsa que já atraiu, em apenas sete dias, mais de 39 mil vítimas. O novo golpe promete um kit de perfumes das lojas Boticário, em virtude do Dia dos Namorados.
De acordo com a PF e o laboratório especializado em segurança digital, Dfndr Lab, o link está sendo enviado para as contas do WhatsApp e Facebook e começou a circular no início dessa semana. Os cibercriminosos tentam aproveitar o embalo de marcas que começaram campanhas para celebrar a data.
Na mensagem o usuário é avisado que, para ganhar um kit de perfume, basta apenas responder a três simples perguntas e preencher um cadastro com dados pessoais. As perguntas são "sua cidade tem uma loja da empresa (Boticário)"; "se a pessoa já ganhou ou presentou seu namorado (a) com algum produto da empresa"; "se a pessoa ficaria feliz em presentear seu namorado(a) com um kit da empresa";
Depois de ter respondido as três perguntas uma mensagem aparece informando que a pessoa ganhou um kit gratuitamente, sendo Malbec para eles e Intense para elas. Para confirmar o prêmio basta compartilhar o link malicioso com cinco amigos e contatos do WhatsApp e assim, supostamente, a vítima receberia um código de 6 dígitos para retirar o prêmio em qualquer loja da empresa. Para dar veracidade a mensagem, os golpistas exibem relatos falsos em redes sociais de supostas pessoas que já ganharam os supostos kits para dar mais credibilidade ao golpe.
O perigo está ao clicar em avançar. Há uma barra de preenchimento que se for finalizada, o celular ou computador utilizado pela vítima é infectado com programas maliciosos que vão desde capturar informações pessoais como fotos, vídeos até mensagens e senhas. O código que a pessoa recebe é a senha de confirmação de segurança do WhatsApp que, se for repassado, os bandidos podem clonar a conta do mensageiro das vítimas. Veja as dicas da Polícia Federal para se proteger de golpes online.