Xiaomi cria carregador que carrega celular pelo ar

Tecnologia 'Air Charge' pode carregar vários dispositivos ao mesmo tempo

por Katarina Bandeira sex, 29/01/2021 - 12:31
Reprodução/YouTube Xiaomi afirma que o Mi Air Charge também funcionará com smartwatches e pulseiras fitness Reprodução/YouTube

A Xiaomi parece ter achado a solução para a polêmica dos smartphones sem carregador. A empresa chinesa anunciou o “Mi Air Charge Technology”, um sistema de carregamento sem fio que é aparentemente capaz de carregar dispositivos “em um raio de vários metros”, segundo a companhia. O dispositivo pode recarregar os aparelhos a 5W, mesmo com obstáculos físicos no ambiente. 

Mas não são só os smartphones que podem ter a bateria carregada com a tecnologia. A Xiaomi afirma que o Mi Air Charge também funcionará com smartwatches e pulseiras fitness. Um dos objetivos da companhia parece ser o de extinguir os fios em salas e ambientes domésticos. Vários dispositivos da empresa como alto-falantes, lâmpadas e aspiradores inteligentes, todos são alimentados pelo mesmo sistema remoto. 

Embed:

Como funciona

De acordo com a empresa chinesa, a tecnologia central do carregamento envolve o posicionamento no espaço e a transmissão de energia. Muito parecido com uma mesa lateral, o dispositivo tem cinco antenas de interferência de fase integradas, que servem para detectar precisamente a localização do smartphone. Uma matriz de controle de fase composta por 144 antenas transmite ondas milimétricas diretamente para o telefone por meio da formação de feixe e assim ele fica carregando mesmo sem fio.

A Xiaomi também desenvolveu um conjunto de antenas em miniatura com “antena beacon” e “matriz de antena receptora” embutidos para smartphone. A antena Beacon transmite informações de posição com baixo consumo de energia, já o conjunto de antenas receptoras composto de 14 antenas converte o sinal de onda milimétrica emitido pela caixa de carregamento em energia elétrica através do circuito retificador, para conseguir o efeito prometido. Ainda não há previsão de quando o produto chegará ao mercado. 

COMENTÁRIOS dos leitores