Messenger e Instagram ganham mais recursos de privacidade

Ferramentas aumentam a segurança dentro das plataformas e buscam combater assédio e Fake News

por Katarina Bandeira qui, 11/02/2021 - 11:14
Facebook/Divulgação Recursos começaram a funcionar na última terça-feira (9) Facebook/Divulgação

Na última terça-feira (9), considerado Dia Internacional da Internet Segura (“Safer Internet Day”, em inglês), o Facebook anunciou novas ferramentas para combater mensagens de assédio e Fake News, dentro do Messenger e do Instagram. As plataformas ganharam novos recursos como bloqueio do aplicativo por senha, avisos de segurança para mensagens suspeitas, limite de encaminhamento de mensagens e um gerenciamento avançado para a visualização e interação nos stories.

Os novos avisos de segurança, inseridos nas plataformas, fornecem dicas para ajudar as pessoas a detectar atividades suspeitas, ensinando-as a tomar medidas para bloquear, denunciar ou ignorar alguém quando algo não parece certo. A intenção é evitar golpes ou identificar falsificações de identidade. Outro ponto que chama atenção é o recurso App Lock, que usa as configurações de privacidade do dispositivo, como biometria, senha ou Face ID para garantir acesso ao Messenger. 

Mensagens

Seguindo o que já havia sido feito no WhatsApp, o Facebook também reduziu o encaminhamento de mensagens para tentar diminuir a propagação de notícias falsas. Agora, uma mensagem só pode ser encaminhada para cinco pessoas ou grupos de cada vez dentro do mensageiro oficial da rede social.

Para ambas as plataformas (Messenger e Instagram) as solicitações de mensagens também ganharam novos recursos para que o usuário consiga saber quem é o solicitante, além de ter acesso a opções de exclusão em massa e imagens ou vídeos borrados. 

No Instagram, ainda há um destaque para a privacidade dos Stories. A seção de configurações de privacidade ganhou opções e controles como pessoas bloqueadas ou público para histórias e histórias silenciadas. Além disso, o usuário poderá permitir ou não que seus seguidores enviem mensagens à sua lista de bate-papos, enviar mensagens e fazer ligações (no caso do Messenger).

Por fim, será possível revisar contas bloqueadas tornando o bloqueio mais efetivo em relação às solicitações de mensagens e avisos de segurança. Além de um relatório mais detalhado para que pessoas possam denunciar abusos ou assédio com um feedback mais certeiro em ambas as plataformas. 

COMENTÁRIOS dos leitores