WhatsApp permitirá resgatar conversas entre Android e iOS

Novo recurso do WhatsApp vai acabar com a perda de backup dos chats quando usuário trocar de aparelho

por Vitória Silva sab, 22/05/2021 - 19:10
Reprodução/Pixabay WhatsApp permitirá transferência de back up entre diferentes sistemas operacionais. Reprodução/Pixabay

Em uma atualização futura, o WhatsApp vai permitir que seus usuários migrem todo o histórico do chat para uma plataforma diferente, Android ou iOS. O recurso ainda está em desenvolvimento e não tem data prevista de lançamento, mas é uma ótima oportunidade de integração, principalmente para quem depende das informações trocadas diariamente através do mensageiro. A novidade foi rumor por meses, mas finalmente foi confirmada pela empresa, que já deve incluir a versão para ambos os sistemas operacionais em breve.

Atualmente, quando o usuário opta por trocar de celular para um aparelho de um sistema operacional diferente, o WhatsApp não oferece um recurso que permita restaurar o histórico de bate-papo entre plataformas e, consequentemente, tudo é perdido. Preventivamente, muitos usuários precisam apelar para o acúmulo de prints e interlocutores digitais, para salvar os arquivos associados à conta anterior.

A equipe do WABetaInfo obteve capturas de tela que mostram o processo. Pelas imagens, parece que a ação não poderá ser feita a qualquer momento: vai ser preciso iniciá-la quando a conta de WhatsApp for vinculada a um telefone de plataforma diferente. Além de transferir as conversas, a função vai migrar todos os arquivos associados à conta.

Além disso, se a migração envolver a troca do número de telefone, tudo vai poder ser feito de uma única vez. Por enquanto, quando a mudança envolve a troca do aparelho e a mudança do número, os processos são feitos separadamente. Assim, a ação vai ser muito mais rápida do que agora. Se você quer apenas trocar o número do telefone, pode fazê-lo em Configurações > Conta > Mudar número.

Por enquanto, adeptos ao Android e iOS seguem contando com o suporte do Google Drive e do iCloud.

COMENTÁRIOS dos leitores