Nintendo 64 completa 25 anos no Brasil
Clássico console caiu nas graças do público brasileiro e se tornou um sucesso
Em 29 de setembro de 1996 foi lançado o Nintendo 64 para o Brasil e Estados Unidos. O console é muito querido pelos brasileiros até os dias de hoje. Além de ter feito a infância de muitos jogadores, o videogame possui grandes sucessos da indústria dos jogos, como Super Mario 64 e Zelda.
O console se popularizou pela tecnologia de 64 bits em seus processadores. Além disso, o videogame popularizou outras funções como o controle com um analógico, o botão Z (que era usado como uma espécie de gatilho para jogos de tiro) e o Rumble Park ou vibração do controle conforme os acontecimentos do game (tecnologia muito usada nos controles de consoles das atuais gerações).
O Nintendo 64 também redefiniu algumas categorias de jogos, como Super Mario 64 e Zelda. O game do Mario deu uma nova perspectiva e jogabilidade para os jogos de plataforma em 3D (a maioria dos jogos atuais da categoria possui algum aspecto do game de 1996). Já no Zelda, o game revolucionou a mira automática dos jogos, com o travamento em inimigos ou objetos do cenário (método utilizado em todos os jogos de ação e aventura atuais).
As vendas do game foram um sucesso e se tornou o segundo console mais vendido de sua geração, com 32 milhões de unidades vendidas no mundo (o primeiro colocado foi o PS1, com 102 milhões de unidades). No total, o Nintendo 64 é o 10° console mais vendido de todos os tempos. O console ficou conhecido como o melhor videogame com a melhor experiência multiplayer, isso por conta de sua capacidade de aceitar até 4 controles simultâneos - sem necessitar de acessórios.
Mas nem tudo são flores: o console foi limitado por escolher os cartuchos como forma de mídia para seus jogos, a atitude foi na contramão de seus concorrentes que já usavam CD 's. Os cartuchos não conseguiam competir com a capacidade de armazenamento dos CD 's. Os jogos de Nintendo 64 não possuem tanta mídia, como músicas e vídeos, comparados com as versões dos concorrentes PS1 e Sega Saturn. Além disso, a mídia limitava a inclusão de texturas e modelos mais complexos nos gráficos do jogo.