Youtube deixa de fazer retrospectiva anual
De acordo com a plataforma, ficou impraticável resumir todos os destaques do ano em vídeo de 10 minutos
O YouTube anunciou que a sua retrospectiva anual, conhecida como “Rewind”, não será mais produzida. A comemoração se tratava de um vídeo que apresentava os influenciadores digitais e os assuntos que mais se destacaram no decorrer do ano.
De acordo com o comunicado da empresa, ficou impraticável resumir a grande quantidade de criadores de conteúdos e temas que ocorriam na plataforma durante o ano, em um vídeo de 10 minutos. A plataforma afirmou que ficará atenta às retrospectivas criadas por outros youtubers e buscará novas maneiras de celebrar o fim de ano.
O YouTube Rewind acontecia desde 2010, mas nos últimos anos se tornou alvo de críticas pelos usuários da plataforma. A celebração realizada em 2018 foi uma das mais rejeitadas e, atualmente, já conta com 19 milhões de dislikes, contra 3 milhões de likes.
Segundo a crítica, o vídeo se focou em artistas do cinema e da música e deu pouca atenção aos criadores da plataforma. Em 2019 o resultado também não foi diferente, e a quantidade de dislikes se tornou superior à de likes.
No ano anterior, a empresa não realizou a retrospectiva devido à pandemia do Covid-19 e alegou que o momento não era adequado para comemorações. Embora não tenha agradado o público nas últimas edições, o YouTube afirma que as críticas negativas não tiveram influência no cancelamento do “Rewind”.
Acompanhe a última retrospectiva que ocorreu em 2019: https://www.youtube.com/watch?v=2lAe1cqCOXo