Após 27 anos, Microsoft encerra Internet Explorer

Usuários são incentivados pela empresa a migrar para o Microsoft Edge, que possuirá o 'Modo Internet Explorer'

por Vitória Silva qua, 15/06/2022 - 12:21
Reprodução/TechTudo Acesso ao Internet Explorer em versão recente do Windows Reprodução/TechTudo

A Microsoft finalmente encerrará o suporte ao Internet Explorer em várias versões do Windows nesta quarta-feira (15), quase 27 anos após seu lançamento, em 16 de agosto de 1995. Depois de chegar ao fim de sua vida útil, o aplicativo de desktop Internet Explorer será desativado. Ele será substituído pelo novo Microsoft Edge, baseado em Chromium, com usuários redirecionados automaticamente para o Edge ao iniciar o IE11.

Essa aposentadoria afeta os aplicativos de área de trabalho do Internet Explorer 11 em versões específicas do Windows 10, entregues por meio do Canal Semestral (SAC) para sistemas que executam SKUs de cliente do Windows 10 (versão 20H2 e posterior) e Windows 10 IoT (versão 20H2 e posterior). O Internet Explorer também não está disponível no Windows 11, onde o novo Microsoft Edge baseado em Chromium é o navegador da Web padrão.

As versões do Windows em que o Internet Explorer ainda estará disponível após 15 de junho de 2022 incluem o Windows 7 ESU, o Windows 8.1 e todas as versões do cliente Windows 10 LTSC, IoT e Server.

"O aplicativo de desktop Internet Explorer (IE) 11 encerrará o suporte ao canal semestral do Windows 10 a partir de 15 de junho de 2022", diz a Microsoft na página do ciclo de vida do IE11.

Ainda conforme a Microsoft, "para sistemas operacionais suportados, o Internet Explorer 11 continuará recebendo atualizações de segurança e suporte técnico para o ciclo de vida da versão do Windows na qual está instalado". Outros aplicativos e serviços da Microsoft também encerraram o suporte ao IE11 nos últimos anos.

O Internet Explorer continuará com o modo Edge IE

O fim do Internet Explorer provavelmente não surpreende ninguém, já que a Microsoft vem incentivando os clientes a mudar do Internet Explorer há anos. Em agosto de 2020, a empresa anunciou planos de abandonar o suporte para navegadores da Web Internet Explorer 11 no Windows 10 e Microsoft 365, com um anúncio oficial da aposentadoria do aplicativo de desktop Internet Explorer 11 emitido em 19 de maio de 2021.

A Microsoft passou a descontinuar o suporte do IE no Teams em 30 de novembro de 2020 e encerrou o suporte nos aplicativos e serviços do Microsoft 365 em 17 de agosto de 2021.

"Os clientes são incentivados a migrar para o Microsoft Edge com o modo IE. O modo IE permite compatibilidade com versões anteriores e terá suporte até pelo menos 2029", acrescentou Redmond.

Para habilitar o modo IE no Edge, o usuário deve acessar edge://settings/defaultbrowser, alternar para 'Permitir que sites sejam recarregados no Internet Explorer' e reiniciar o navegador da web.

COMENTÁRIOS dos leitores