Novo ‘Tartarugas Ninjas’ abraça os gamers nostálgicos

Título entrega um bom equilíbrio nos elementos de dificuldade, gameplay, chefes de fase e durabilidade; confira a resenha

por seg, 20/06/2022 - 16:45
Divulgação/Dotemu Divulgação/Dotemu

 Quem jogou videogames nos anos 1990 provavelmente se lembrará dos games beat 'em up (briga de rua), que tiveram bastante destaque na época, tanto em máquinas de arcades (fliperamas), como nos consoles domésticos. Com o passar do tempo, este tipo de game se tornou mais raro no mercado, porém, algumas empresas independentes têm feito o possível para manter este estilo vivo e “Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder's Revenge” é um exemplo. 

O game foi desenvolvido pela empresa francesa Dotemu, a mesma que em 2020 trouxe “Streets of Rage 4” e provocou nostalgia em muitos jogadores. No novo game das “Tartarugas Ninjas” o fator nostálgico é evidente, no entanto, não se trata de um saudosismo gratuito, mas sim de um produto que agrega inúmeras qualidades.  

O título pega toda a base de gameplay e design de fase do clássico “Teenage Mutant Ninja Turtles: Turtles in Time” de 1991 e os aprimora. Um bom exemplo, é que o comando para arremessar os inimigos contra a tela - que no jogo antigo era intimidador para os menos experientes - ficou bem mais simples nesta nova versão.  

Além disso, novos comandos foram adicionados, entre eles, um ataque especial que faz o personagem desferir uma série de golpes por todos os lados da tela, ao pressionar o botão Y no controle do Xbox. Esta técnica é uma barra de energia, que por sua vez, pode ser preenchida ao golpear os inimigos ou com o movimento de “provocação”, disponível no botão RB.  

Para inimigos voadores, a dica é apertar ao mesmo tempo os botões de ataque e pulo, para executar um golpe aéreo, um comando indispensável em diversos momentos do game, principalmente nas fases de skate. 

Alguns elementos básicos de RPG marcam presença no game, pois quanto mais o jogador avança na aventura e acumula pontos, mais o personagem se fortalece. É possível aumentar a quantidade de vidas, barra de energias e outros atributos. Após zerar o game, será possível iniciar uma nova jornada e manter todos os progressos conquistados para o personagem.  

  O equilíbrio dos elementos 

Embora esteja repleto de possíveis estratégias, o game também é convidativo para aqueles que desejam apenas esmagar botões e se divertir, pois no nível normal, é possível terminar o game sem grandes dificuldades. Por outro lado, o nível difícil exigirá que o jogador conheça mais a fundo as mecânicas do jogo.  

Outro ponto de equilíbrio está no tamanho do game. Ao todo, o título possui 16 fases, que podem durar em média 3h na primeira jogada, um tempo padrão para este estilo de jogo. Jogar o novo game das tartarugas não é uma experiência cansativa, ao mesmo tempo, quando finalizado, não haverá sensações de que “poderia ter durado mais”, apenas um sentimento de satisfação. 

A Dotemu também tomou cuidado para que o novo episódio das “Tartarugas Ninjas” transcende a nostalgia, pois ao longo da aventura, muitos personagens conhecidos do game antigo dão as caras neste título, seja os inimigos comuns ou chefes de fases. Mas, também foram adicionadas figuras novas, que enriquecem o elenco do game.  

Outra novidade, é que além de poder escolher entre as quatro tartarugas, Leonardo, Michelangelo, Donatello e Raphael, também foram acrescentado os personagens, Mestre Splinter, a jornalista April O'Neil e o vigilante Casey Jones (este último é liberado após finalizar o game). O jogo comporta partidas cooperativas de até seis jogadores, tanto em multiplayer local quanto cooperativo.  

Não há muito o que criticar em “Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder's Revenge”, pois é evidente o carinho que a Dotemu teve com o jogo. De maneira geral, destaca-se como aspecto negativo, o fato de o enredo ter similaridade com o de 1991, que gira em torno dos vilões terem sequestrado a Estátua da Liberdade.  

Para alguns, o preço do game também pode ser um ponto baixo, já que ele é vendido por uma média de R$ 100 em todas as atuais plataformas, um valor que é consideravelmente alto, tendo em vista a quantidade de conteúdo que ele oferece. Contudo, o jogo foi disponibilizado no catálogo do Game Pass desde o dia do lançamento e, se seguir o mesmo padrão de “Streets of Rage 4”, deve ficar por lá até 2023.  

“Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder's Revenge” é um título que oferece nostalgia para os gamers dos anos 1990, mas que também agrega novos conteúdos para o gênero beat 'em up. Este título não só consagra a Dotemu no mercado de jogos, como também abre as expectativas para os futuros lançamentos da empresa.  

Por Alfredo Carvalho

COMENTÁRIOS dos leitores