Nintendo 64 completa 26 anos
Console é muito querido entre os brasileiros
Nesta quinta-feira (23), o histórico console da Nintendo completa 26 anos. O Nintendo 64 foi lançado em 1996 no Brasil e é um console querido até os dias de hoje, tendo feito parte da infância de muitos brasileiros. Com isso, o LeiaJá preparou um conteúdo com curiosidades sobre esse videogame:
• Nintendo quase perde o console para a Sega
Nos 1990, uma guerra de consoles se iniciou, com as empresas querendo fazer um produto melhor que sua concorrente. Sabendo disso, a Nintendo decidiu investir em um sistema com 64 bits, novidade para época com processamento gráfico da Silicon Graphics. Porém, a primeira parceria que a empresa buscou foi com a Sega, concorrente direto da Nintendo na época. Mas a Sega não se interessou e a Nintendo aproveitou a oferta.
• Lojas de Conveniência
O Nintendo 64 foi adiado por algumas vezes, isso fez com que a expectativa para a chegada do console aumentasse entre os fãs. Sabendo da alta demanda, a Nintendo decidiu fazer a distribuição para lojas de conveniência, não apenas para lojas de eletrônicos e especializadas. Isso funcionou como marketing e promoveu ainda mais o produto.
• Lançamento simultâneo
Hoje em dia é comum os lançamentos serem simultâneos entre Brasil e EUA. Porém, nos anos 1990 isso era raro, por conta do mercado nacional ser menor, os fabricantes não tinham muito interesse em localizar seus produtos no Brasil. Já a Nintendo teve, isso fez com que o console caísse nas graças dos brasileiros e seja um ícone até os dias atuais.
• Super Mario 64
O Super Mario 64 foi o jogo mais vendido do console. De fato, o game foi uma revolução para a época, com o primeiro Mario em 3D. Outro fator que ajudou nos números do game é que o console possuía edições com o jogo junto.
• Cartucho
Um dos problemas do Nintendo 64 foi o uso do cartucho. O PlayStation e Sega Saturn já usavam os CDs como mídia de jogos. Porém, a Nintendo decidiu insistir no cartucho, isso fez com que seu catálogo de jogos fosse limitado, já que a capacidade do cartucho é menor que a de um CD.