TIM levará 4G para base do Brasil na Antártida

Acordo prevê melhoria da conexão na Estação Comandante Ferraz

qua, 14/12/2022 - 09:01
Reprodução/Creative Commons Registro da Antártida Reprodução/Creative Commons

A TIM anunciou nesta quarta-feira (14) um acordo para levar conexão 4G à base de pesquisa do Brasil na Antártida.

Criada em 1984, a Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), situada na Península Keller, conduz estudos sobre fontes renováveis de energia, mudanças climáticas, conservação da fauna marinha e outras áreas de interesse científico.

O projeto foi assumido pela TIM após a compra dos ativos móveis da Oi e prevê a ampliação do sinal 4G disponível na estação, que conta com um sistema de antenas com sensores inteligentes para reduzir o risco de interrupção dos serviços por acúmulo de gelo.

"É com muito orgulho que assumimos essa missão de garantir as comunicações móveis em um local tão importante para a pesquisa", disse o vice-presidente de assuntos regulatórios, institucionais e comunicação da TIM Brasil, Mario Girasole.

"Isso beneficiará tanto o fluxo de informações para a troca de conhecimento e condução das operações quanto a proximidade dos envolvidos na Estação Antártica com seus familiares. Nosso compromisso será transferir o poder das conexões de tecnologia móvel também para esse lugar extraordinário", acrescentou.

Para o secretário da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar, contra-almirante Marco Antônio Linhares Soares, a adesão à tecnologia é um marco na história da EACF.

"O Programa Antártico Brasileiro está comemorando 40 anos, e ter como aporte uma empresa que acredita em pesquisa como uma contribuição para a comunidade é de grande importância. Estamos confiantes de que nossa parceria com a TIM já é um grande sucesso", salientou.

Da Ansa

COMENTÁRIOS dos leitores