YouTube lança dublagem de vídeos para todos os criadores

Com o novo recurso de áudio multi-idiomas, agora os vídeos antigos e novos, poderão atingir uma maior audiência em línguas diferentes

qui, 23/02/2023 - 17:40
Pexels/Greenwish_ Pexels/Greenwish_

Já imaginou conseguir consumir conteúdos presentes no YouTube de diferentes localidades e línguas? Com o novo recurso de áudio multi-idiomas, anunciado nesta quinta-feira (23), isso será possível. Agora, criadores de conteúdos da empresa pertencente ao Google poderão dublar seus vídeos em línguas diferentes para que atinjam uma maior audiência. A novidade funcionará para vídeos novos e antigos. 

De acordo com a plataforma, não apenas youtubers com grandes audiências, que se conectam com pessoas de diferentes partes do mundo, terão acesso ao recurso de áudio. Todos os criadores poderão utilizá-lo, o que, claro, também é benéfico para o próprio YouTube, que poderá difundir ainda mais seus projetos ao redor do mundo. A ferramenta é uma iniciativa da própria central de vídeos e foi desenvolvida pelo time da rede. Apesar disso, o YouTube informou que, para disponibilizar tracks com diferentes áudios, os criadores terão que firmar parcerias com dubladores profissionais. Uma vez que os vídeos estejam na plataforma, os usuários poderão escolher, no menu do vídeo, se quiserem ativar a dublagem oferecida pelo criador, que poderá escolher quais línguas irão contemplar nas obras. As legendas também serão uma opção.  

A ferramenta passou por alguns testes iniciais antes de ser anunciada oficialmente. As análises foram feitas com a ajuda de um pequeno grupo de criadores e o recurso foi utilizado em 3,5 mil vídeos, publicados em 40 línguas diferentes. De acordo com os resultados divulgados pelo YouTube, cerca de 15% do watch time dos vídeos dublados veio justamente de usuários que assistiram os conteúdos em línguas que não eram a original.

Além disso, apenas em janeiro, vídeos dublados somaram dois milhões de horas assistidas diariamente. Inicialmente, o recurso de linguagem está disponível apenas para conteúdo mais longo (vídeo tradicional), não abrangendo Shorts. Contudo, a plataforma revelou que já está testando a funcionalidade também no formato mais curto.  

COMENTÁRIOS dos leitores