Samsung processa rival chinesa por copiar tela do iPhone
O motivo da ação judicial é por causa das propriedades intelectuais utilizadas sem autorização pela BOE
A fabricante sul-coreana Samsung abre um processo judicial contra a rival chinesa BOE Technology nessa terça-feira (4). O motivo é uma suposta cópia de patentes por parte da concorrente. De acordo com a agência de notícias Reuters, as propriedades intelectuais utilizadas sem autorização pela BOE são cinco patentes usadas nas telas do iPhone.
A marca chinesa BOE teria “roubado ideias” da Samsung que foram usadas na produção de telas do iPhone 12 e a ação judicial foi aberta em um tribunal no Texas pela Samsung Display e pede uma indenização pela infração de patentes, a maioria delas relacionadas à tecnologia OLED.
Fora o pagamento em dinheiro, se condenada, a companhia pode ser proibida de comercializar e importar esse tipo de componente. As telas de OLED são utilizadas pela Apple não só no iPhone, mas também em outros aparelhos, como o Apple Watch.
A parceria deve continuar por mais algum tempo e, para o iPhone 15 Pro, a expectativa é por uma nova tecnologia que elimine totalmente o notch do painel. A Samsung é, há vários anos, uma das principais fornecedoras de painéis para a Apple, mesmo que as companhias sejam rivais em diversos segmentos.
A Samsung é atualmente a líder no setor, com a BOE tendo ultrapassado a LG nos últimos meses e ficando hoje com a medalha de prata. Curiosamente, a marca chinesa quase virou a fornecedora de telas para a Apple em 2019, mas o contrato com a rival foi mantido.
Recentemente, a divisão de painéis da Samsung reforçou a proteção legal de suas patentes em órgãos internacionais, inclusive com processos como o atual a respeito de infrações. As empresas BOE, Apple e Samsung são procuradas para comentar o caso. Até o momento, não há uma data específica para o julgamento da ação.