LuzIA, novo serviço de IA grátis, funciona no WhatsApp

Tecnologia recém chegou ao Brasil e acumula quatro milhões de usuários globais

por Vitória Silva qui, 20/07/2023 - 15:57
Reprodução/LeiaJá Perfil da LuzIA no WhatsApp Reprodução/LeiaJá

A LuzIA, sistema de Inteligência Artificial para WhatsApp e Telegram, chegou ao Brasil nessa quarta-feira (19). A ferramenta acumula mais de 4 milhões de usuários ativos em 40 países, e oferece interface simples e interativa aos adeptos, levando funcionalidades de IA para os aplicativos de conversa. O serviço é gratuito e pode ser ativado com uma mensagem simples, como um “Olá”, pelo telefone +55 11 97255-3036. 

A ferramenta está totalmente traduzida para português e tem o objetivo de ser uma porta de entrada descomplicada para os potenciais da inteligência artificial. Ao funcionar no WhatsApp e Telegram, LuzIA elimina a necessidade de cadastros ou downloads à parte e pode ser usada sem consumir pacotes de dados móveis nos planos que contemplam essa oferta. 

“Nós queremos levar o poder da inteligência artificial para todos, onde quer que estejam. Sabemos que o brasileiro ama tecnologia e o impacto transformador que ela tem em sua vida, e que o WhatsApp é uma ferramenta indispensável às pessoas por aqui. Por isso, trabalhamos para adaptar a LuzIA para o português e para que ela possa ser uma companhia para todas as horas e ajudar os brasileiros nas suas rotinas do dia a dia”, revela o criador e CEO da LuzIA, Álvaro Higes. 

Como a LuzIA funciona? 

O serviço de IA funciona como um canal que facilita o acesso a diferentes Modelos de Linguagem de Grande Escala (LLMs, na sigla em inglês), como ChatGPT, Whisper AI e Stable Diffusion. Dependendo do tipo de solicitação feita pela LuzIA, esse dado será enviado para a plataforma especializada em texto, áudio ou imagens. Em seguida, em questão de segundos, a resposta gerada por esse serviço terceiro chega até o usuário como uma mensagem no WhatsApp. 

No caso de áudios, por exemplo, os usuários podem encaminhar a mensagem nesse formato para a LuzIA e pedir que ela transcreva o conteúdo, faça um resumo da mensagem e até traduza a informação caso ela esteja em outro idioma. A ferramenta compreende mais de 80 idiomas. O primeiro contato pode ser realizado em português e posteriormente a conversa por continuar em outra língua, como alemão, francês e até japonês. 

A integração com WhatsApp garante que a mensagem enviada para a LuzIA seja criptografada, uma característica nativa do mensageiro. Na prática, a ferramenta envia o conteúdo da mensagem do usuário de forma cifrada para ferramentas como ChatGPT, Whisper AI e Stable Diffusion e também devolve a resposta nas mesmas configurações. 

"As mensagens se transformam em anônimas quando são enviadas para a plataforma. Nós não sabemos quem está enviado o que. Importante ressaltar que também não usamos essas informações, não vendemos para plataformas terceiras e precisamos seguir as regras de Compliance do ChatGPT", destaca Andrés. 

 

COMENTÁRIOS dos leitores