‘Armored Core VI’ é o game de mecha definitivo

Game conta com alguns elementos do gênero soulslike, ao mesmo tempo que oferece uma aventura original, que se distancia dos principais títulos da FromSoftware

seg, 28/08/2023 - 11:00
Divulgação/Bandai “Armored Core VI” vem com uma proposta de desafio elevado Divulgação/Bandai

Muito antes de ser reconhecida por definir o gênero soulslike na indústria dos games, com “Demon's Souls” (2009), “Dark Souls” (2011) e “Bloodborne” (2015), o carro chefe da desenvolvedora japonesa FromSoftware, era a franquia de mechas (robôs gigantes) “Armored Core”, que recentemente recebeu seu sexto capítulo, intitulado de “Armored Core VI: Fires of Rubicon”. O LeiaJá teve a oportunidade de testar o título na versão de Playstation 5.

Após a franquia passar por um hiato de 11 anos, muitos jogadores se questionaram sobre o quanto da fórmula soulslike seria colocado em “Armored Core VI”, já que este tem sido o estilo predominante da FromSoftware na última década. De uma maneira geral, o game incorpora alguns elementos do gênero no gameplay, mas não o suficiente para ser considerado um Dark Souls de mechas.

Assim como os seus primos distantes, “Armored Core VI” vem com uma proposta de desafio elevado, mas que ao mesmo tempo respeita o jogador e oferece uma recompensa equivalente a dificuldade. Além disso, o robô também conta com uma barra de energia, que visa controlar as esquivas realizadas pelo personagem e que deve ser gerenciada durante os combates.

Outra característica presente no game, que remete a um soulslike, é a sua barra de postura, presente tanto no robô controlado pelo jogador como nos inimigos. No momento em que essa barra é preenchida, o personagem ficará vulnerável por alguns segundos, tempo suficiente para receber um golpe mortal do adversário.

 O que caracteriza Armored Core VI

Terminadas as semelhanças com o gênero soulslike, “Armored Core VI” apresenta uma experiência única, destinada para os apaixonados pela temática de robôs gigantes. O jogador assume o controle de um mercenário sem nome, que deve pilotar o seu mecha e realizar missões para diferentes corporações.

O título não possui um mapa aberto, mas conta com uma estrutura de fases, espalhadas por pequenos mapas. O game é dividido em cinco capítulos e possui um total de 59 missões. A exploração dos cenários não é o forte de “Armored Core VI”, já que na maior parte do tempo, o jogador estará concentrado nas batalhas contra os inimigos e nos objetivos da missão.

O sucesso ou fracasso de uma missão será definido pela montagem do mecha, que é onde se encontra o principal atrativo do jogo. É possível criar desde modelos bípedes, com foco na velocidade; até tanques de guerra, que embora sejam lentos, possuem um alto poder de fogo. O jogador deve ficar atento ao estilo de sua preferência e as exigências do contrato, para escolher o robô mais adequado da fase.

É possível alterar a cabeça do robô, o peitoral, os braços, as pernas, além das duas armas de mão e outras duas para o ombro. Todo esse equipamento pode ser adquirido na lojinha do game, e as peças podem ser compradas com o dinheiro obtido em cada missão. Vale destacar que ao término de cada contrato, o jogador é recompensado com um valor cheio, no entanto, os danos sofridos durante a missão e a munição gasta, serão descontados no pagamento final.

“Armored Core VI” é um game que eleva o potencial dos jogos de robô gigante, consegue apresentar um combate fluido e batalhas de chefes criativas. Aqueles que conheceram a FromSoftware por conta de seus títulos mais recentes, podem estranhar a dinâmica do game no começo, mas com um pouco de insistência, é possível se adaptar ao que ele tem a oferecer. O jogo está disponível para Playstation 4 e 5 por R$299,90; Xbox One e Xbox Series X/S por R$ 299; e PC por R$257,90.

Colaboração de Alfredo Carvalho para o LeiaJá

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