Google Photos terá suporte para o Ultra HDR do Android 14

Tecnologia permite uma gama mais ampla de cores e níveis de brilho, resultando em maior qualidade de imagem em comparação à SDR

por Vitória Silva sex, 01/09/2023 - 13:30
Unsplash Ícone oficial do Google Photos Unsplash

O Google está se preparando para oferecer suporte ao formato Ultra HDR no Google Fotos, utilizando novos recursos adicionados ao Android 14. A tecnologia permite uma gama mais ampla de cores e níveis de brilho, resultando em maior qualidade de imagem em comparação com a faixa dinâmica padrão. 

O foco do Google na otimização de imagens de smartphones e na adoção da tecnologia HDR é um indício de maior envolvimento com o futuro da fotografia no Android 14. Em maio, a empresa anunciou um formato Ultra HDR compatível com versões anteriores para Android 14. As imagens de 10 bits são renderizadas automaticamente pela estrutura do sistema, o que, segundo o Google, permitirá que os aplicativos “interoperem perfeitamente com imagens HDR, exibindo-as em faixa dinâmica padrão conforme necessário”. 

A versão 6.51.0.561138754 do Google Fotos foi lançada no final de agosto, e o funileiro AssembleDebug identificou algumas strings em suas linhas de código que mencionam categoricamente o suporte Ultra HDR, compartilhando-as em seu grupo GappsMods Flags, no Telegram . 

O Ultra HDR é um novo formato com o qual o Google está trabalhando no Android 14 para promover compatibilidade retroativa com formatos de arquivo padrão, como JPEG em dispositivos Android. Isso permitirá que o arquivo mantenha a maior gama de cores capturadas em HDR (maior faixa dinâmica) enquanto o exibe em SDR (faixa dinâmica padrão) em telas não compatíveis com HDR. Quando mostrado em telas compatíveis com HDR, no entanto, o arquivo salvo aparecerá com cor e saturação. 

O HDR oferece uma qualidade de imagem e vídeo muito melhor do que o SDR porque pode mostrar uma gama mais ampla de opções de cores e níveis de brilho em todo o espectro. Por exemplo, uma imagem HDR ou um vídeo tirado do céu noturno parecerá mais escuro do que em imagens SDR onde não há luz, mas as estrelas aparecerão mais. No geral, é apenas uma maneira melhor de representar a realidade daquilo que nossos olhos veem diariamente.

 

COMENTÁRIOS dos leitores