IA pode 'prever o futuro' das pessoas, diz estudo

Pesquisa destaca principalmente a necessidade de discutir abertamente o uso desse tipo de aplicativo no mundo real e seus possíveis impactos

qui, 28/12/2023 - 16:24
Pixabay Pixabay

Prever a expectativa de vida ou o futuro das relações sociais de um indivíduo é possível, conforme demonstrado pelo algoritmo desenvolvido por Sune Lehmann, da Universidade Técnica da Dinamarca em Lyngby, e descrito na revista Nature Computational Science.

Este sistema de Inteligência Artificial aprendeu a fazer previsões sobre indivíduos após ser treinado com dados relativos a seis milhões de pessoas, tornando-se uma ferramenta útil para prever o comportamento humano, mas também levanta novas questões éticas.

"É uma evolução muito interessante, uma aplicação em um contexto importante, de uma das coisas que a IA faz melhor: prever, analisar grandes quantidades de dados e identificar padrões e repetições", disse o jurista especialista em robótica e interação homem-máquina Andrea Bertolini, da Escola Superior Sant'Anna de Pisa, à ANSA.

Nos últimos anos, a IA tem mostrado que, usando algoritmos sofisticados, é possível imitar quase perfeitamente algumas de nossas capacidades consideradas até recentemente uma prerrogativa humana, como a escrita, a linguagem ou a expressão artística.

Agora, utilizando os mesmos algoritmos usados para emular a linguagem humana, pesquisadores dinamarqueses tentaram verificar se a IA também pode prever alguns aspectos da vida humana.

Assim como as relações entre palavras são codificadas na linguagem, os pesquisadores codificaram relações entre aspectos da vida cotidiana relacionados à saúde, renda ou local de residência.

A partir dos dados, relativos a seis milhões de dinamarqueses, o algoritmo tentou prever alguns aspectos futuros, principalmente a mortalidade prematura, em particular a sobrevivência superior a quatro anos entre pessoas de 35 a 65 anos, e determinar algumas características de personalidade vinculadas à situação social, como a duração de relacionamentos românticos.

"Em termos de pesquisa puramente científica, o trabalho dos pesquisadores dinamarqueses não representa uma mudança de paradigma tecnológico, mas sim uma aplicação em um novo setor dos modelos linguísticos tradicionais que agora estamos aprendendo a conhecer em muitos campos", acrescentou Bertolini.

Além dos resultados, que, segundo os pesquisadores, foram bastante precisos, o estudo destaca principalmente a necessidade de discutir abertamente o uso desse tipo de aplicativo no mundo real e seus possíveis impactos nos direitos individuais.

Muitas aplicações podem ser imaginadas para um modelo de previsão desse tipo, como a possibilidade de ter uma espécie de oráculo personalizado (eticamente semelhante a previsões do tarô, mas cientificamente preciso), ferramentas mais confiáveis para planejar gastos com aposentadorias ou para determinar o valor de um imóvel.

"Do ponto de vista jurídico será importante avaliar verdadeiramente a capacidade preditiva desses modelos e, consequentemente, definir com maior precisão o contexto de uso, é claro que também será importante definir como e quais dados pessoais podem ser usados", concluiu o pesquisador italiano.

Por Leonardo De Cosmo, da Ansa

COMENTÁRIOS dos leitores