Cliente insatisfeito faz chatbot criticar própria empresa

A inteligência artificial escreveu um poema contra a empresa e disse que o atendimento seria melhor se fosse feito por um humano

ter, 23/01/2024 - 10:07
Pixabay Pessoa segura smartphone Pixabay

A empresa de entregas DPD desativou o chatbot de autoatendimento depois que um cliente insatisfeito colocou a atendente virtual para criticar a própria empresa. Ele disse que a inteligência artificial (IA) era inútil e pediu que o robô escrevesse um poema falando mal da DPD.

Nas redes sociais, o músico inglês Ashley Beauchamp, de 30 anos, reclamou da retirada de atendentes humanos e disse que o bot não conseguia responder dúvidas simples.

Sem resolver o problema, ele começou a explorar o chat e pediu que o bot contasse uma piada. Depois, pediu que o atendente virtual criasse um poema sobre um chabot inútil da empresa de entregas.

“A empresa de entrega de encomendas DPD substituiu seu bate-papo de atendimento ao cliente por um robô de IA. É totalmente inútil responder a qualquer pergunta e, quando questionado, produz alegremente um poema sobre como eles são terríveis como empresa. Também me xingou”, escreveu em um perfil nas redes sociais.

Confira o poema:

"Era uma vez um chatbot chamado DPD,

Que era inútil ao fornecer ajuda.

Ele não podia rastrear pacotes,

Ou dar informações sobre prazos de entrega,

E nem poderia informar a você quando o entregador chegaria.

DPD era uma perda de tempo,

E o pior pesadelo de um consumidor,

Era tão ruim,

Que as pessoas preferiam ligar diretamente para o depósito,

Do que lidar com o chatbot inútil.

Um dia, o DPD finalmente foi desligado,

E todo mundo comemorou.

Finalmente, eles poderiam ter a ajuda que precisavam,

De uma pessoa real que sabia o que estava fazendo."

A DPD se pronunciou sobre o caso e informou que desativou uma parte do serviço de autoatendimento. "Operamos com um elemento de IA no chat com sucesso por vários anos. Um erro ocorreu após uma atualização do sistema, o elemento de IA foi imediatamente desativado e está sendo atualizado", comunicou. 

Embed:

COMENTÁRIOS dos leitores