Cliente insatisfeito faz chatbot criticar própria empresa
A inteligência artificial escreveu um poema contra a empresa e disse que o atendimento seria melhor se fosse feito por um humano
A empresa de entregas DPD desativou o chatbot de autoatendimento depois que um cliente insatisfeito colocou a atendente virtual para criticar a própria empresa. Ele disse que a inteligência artificial (IA) era inútil e pediu que o robô escrevesse um poema falando mal da DPD.
Nas redes sociais, o músico inglês Ashley Beauchamp, de 30 anos, reclamou da retirada de atendentes humanos e disse que o bot não conseguia responder dúvidas simples.
Sem resolver o problema, ele começou a explorar o chat e pediu que o bot contasse uma piada. Depois, pediu que o atendente virtual criasse um poema sobre um chabot inútil da empresa de entregas.
“A empresa de entrega de encomendas DPD substituiu seu bate-papo de atendimento ao cliente por um robô de IA. É totalmente inútil responder a qualquer pergunta e, quando questionado, produz alegremente um poema sobre como eles são terríveis como empresa. Também me xingou”, escreveu em um perfil nas redes sociais.
Confira o poema:
"Era uma vez um chatbot chamado DPD,
Que era inútil ao fornecer ajuda.
Ele não podia rastrear pacotes,
Ou dar informações sobre prazos de entrega,
E nem poderia informar a você quando o entregador chegaria.
DPD era uma perda de tempo,
E o pior pesadelo de um consumidor,
Era tão ruim,
Que as pessoas preferiam ligar diretamente para o depósito,
Do que lidar com o chatbot inútil.
Um dia, o DPD finalmente foi desligado,
E todo mundo comemorou.
Finalmente, eles poderiam ter a ajuda que precisavam,
De uma pessoa real que sabia o que estava fazendo."
A DPD se pronunciou sobre o caso e informou que desativou uma parte do serviço de autoatendimento. "Operamos com um elemento de IA no chat com sucesso por vários anos. Um erro ocorreu após uma atualização do sistema, o elemento de IA foi imediatamente desativado e está sendo atualizado", comunicou.