Tecnologia

| Games

A Electronic Arts (EA) anunciou que os assinantes do serviço EA Play, serviço por assinatura que oferece um catálogo de jogos eletrônicos, testes e acesso antecipado a novos jogos, já podem aproveitar o FIFA 2022, título mais recente da franquia de simulação de jogos de futebol.

Para melhorar a experiência dos usuários, foram adicionados ao FIFA 2022 mais de 4,4 mil novos movimentos, em comparação com a versão de 2021. O jogo eletrônico disponibiliza partidas online no modo Temporadas ou Ultimate Team, além disso também há os modos Volta, Carreira e outros. Outra novidade do lançamento é o sistema HyperMotion, que deixa a jogabilidade bem mais fluída.

##RECOMENDA##

 

Nesta quinta-feira (23), o histórico console da Nintendo completa 26 anos. O Nintendo 64 foi lançado em 1996 no Brasil e é um console querido até os dias de hoje, tendo feito parte da infância de muitos brasileiros. Com isso, o LeiaJá preparou um conteúdo com curiosidades sobre esse videogame:

 • Nintendo quase perde o console para a Sega

##RECOMENDA##

Nos 1990, uma guerra de consoles se iniciou, com as empresas querendo fazer um produto melhor que sua concorrente. Sabendo disso, a Nintendo decidiu investir em um sistema com 64 bits, novidade para época com processamento gráfico da Silicon Graphics. Porém, a primeira parceria que a empresa buscou foi com a Sega, concorrente direto da Nintendo na época. Mas a Sega não se interessou e a Nintendo aproveitou a oferta.

 • Lojas de Conveniência

O Nintendo 64 foi adiado por algumas vezes, isso fez com que a expectativa para a chegada do console aumentasse entre os fãs. Sabendo da alta demanda, a Nintendo decidiu fazer a distribuição para lojas de conveniência, não apenas para lojas de eletrônicos e especializadas. Isso funcionou como marketing e promoveu ainda mais o produto.

 • Lançamento simultâneo

Hoje em dia é comum os lançamentos serem simultâneos entre Brasil e EUA. Porém, nos anos 1990 isso era raro, por conta do mercado nacional ser menor, os fabricantes não tinham muito interesse em localizar seus produtos no Brasil. Já a Nintendo teve, isso fez com que o console caísse nas graças dos brasileiros e seja um ícone até os dias atuais.

 • Super Mario 64

O Super Mario 64 foi o jogo mais vendido do console. De fato, o game foi uma revolução para a época, com o primeiro Mario em 3D. Outro fator que ajudou nos números do game é que o console possuía edições com o jogo junto.

 • Cartucho

Um dos problemas do Nintendo 64 foi o uso do cartucho. O PlayStation e Sega Saturn já usavam os CDs como mídia de jogos. Porém, a Nintendo decidiu insistir no cartucho, isso fez com que seu catálogo de jogos fosse limitado, já que a capacidade do cartucho é menor que a de um CD.

A Microsoft anunciou nesta terça-feira (21) os jogos que chegam ao Game Pass na segunda quinzena de junho. Entre os principais jogos estão FIFA 22 e Far Cry 5. Além dos principais games, Shadowrun Trilogy e Total War já estão disponíveis para PC e Console. Confira a lista completa:

 • Shadowrun Trilogy: Console Edition (2022) - já disponível para Console e no Cloud;

##RECOMENDA##

• Total War: Three Kingdoms (2019) - já disponível para PC;

• Naraka Blade Point (2021) - disponível em 23 de julho para Console, PC e Cloud;

• FIFA 22 (2021) - disponível em 23 de julho para Console e PC;

• Escape Academy (2022) - disponível em 28 de julho;

• Far Cry 5 (2018) - disponível em 1 de julho para Console, PC e Cloud;

 Todo mês novos jogos entram e saem da plataforma, dessa forma, FIFA 20; Jurassic World Evolution; Last Stop e MotoGP 20 deixam o Game Pass em 30 de junho.

O produtor Naoki Yoshida revelou, em entrevista para a IGN, detalhes sobre o mapa do novo jogo da franquia Final Fantasy. Segundo o produtor, o jogo não terá um mapa em mundo aberto, mas sim grandes áreas independentes que passarão uma sensação de “escala global”.

“Descobrimos em uma extensa pesquisa que muitos jogadores mais jovens nunca jogaram um Final Fantasy ou não têm interesse na franquia. Para criar um jogo que possa empolgar não apenas os nossos fãs mais antigos, mas também essa nova geração, jogamos muitos outros jogos nós mesmos e, sim, em [Final Fantasy XVI] você encontrará inspiração nos recentes jogos AAA [de alto investimento] de RPG de mundo aberto. No entanto, para trazer uma história que parece abranger um mundo inteiro e além, decidimos evitar um design de mundo aberto que nos limita a um único espaço e, em vez disso, focamos em áreas independentes que podem dar aos jogadores uma sensação melhor de uma escala verdadeiramente global.”

##RECOMENDA##

Além disso, o produtor também comentou sobre a mecânica de combate, voltado para ação, destacando o caráter convidativo e introdutório para um público maior. “Uma outra razão pela qual optamos por um sistema de batalha baseado em ação desta vez é aumentar os limites do que um jogo de Final Fantasy pode se tornar e expandir o leque de possibilidades para os desenvolvedores que continuarão a franquia depois de nós.”

Por fim, o produtor afirmou que as invocações (nova mecânica disponível no jogo), chamadas de Eikons, serão controláveis em batalhas contra outros invocadores, possuindo uma jogabilidade diferente para cada luta.

Final Fantasy XVI será lançado em 2023 para Playstation 5.

 

 

 

Os trajes especiais e itens inspirados em Naruto Shippuden aumentarão no catálogo de Fortnite porque a Epic Games anunciou nesta terça-feira, dia 21, as skins de Gaara, Itachi, Hinata e Orochimaru. O conteúdo contará também com novos itens cosméticos e visuais alternativos no estilo dos personagens. A publicação veio após o vazamento de algumas publicidades da novidade nas ruas do Japão.

O lançamento na ilha chegará apenas na atualização da próxima quinta-feira, dia 23. Mas os fãs podem garantir acesso aos pacotes de Naruto nas Batalhas da Comunidade The Nindo até às 17h desta terça-feira, dia 21. Para desbloquear e ganhar emoticons e as recompensas finais, os jogadores terão que concluir uma série de tarefas especiais.

##RECOMENDA##

A compra poderá ser feita separadamente ou em pacotes, o conjunto será com o padrão de dois personagens em cada. O pacote de Itachi e Orochimaru contará com os trajes e o acessório de cada, já o de Gaara e Hinata vem com a skin e dois acessórios de cada personagem de Naruto.

Fora esses dois, o jogador também terá a opção de Equipamentos Ninja, nela virão cinco itens, entre eles o famoso gesto Rasenshuriken. Para adquirir essas novidades o consumidor tem que comprar a moeda do jogo os V-Bucks. No total estarão disponíveis quatro trajes e nove itens cosméticos.

 Quem jogou videogames nos anos 1990 provavelmente se lembrará dos games beat 'em up (briga de rua), que tiveram bastante destaque na época, tanto em máquinas de arcades (fliperamas), como nos consoles domésticos. Com o passar do tempo, este tipo de game se tornou mais raro no mercado, porém, algumas empresas independentes têm feito o possível para manter este estilo vivo e “Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder's Revenge” é um exemplo. 

O game foi desenvolvido pela empresa francesa Dotemu, a mesma que em 2020 trouxe “Streets of Rage 4” e provocou nostalgia em muitos jogadores. No novo game das “Tartarugas Ninjas” o fator nostálgico é evidente, no entanto, não se trata de um saudosismo gratuito, mas sim de um produto que agrega inúmeras qualidades.  

##RECOMENDA##

O título pega toda a base de gameplay e design de fase do clássico “Teenage Mutant Ninja Turtles: Turtles in Time” de 1991 e os aprimora. Um bom exemplo, é que o comando para arremessar os inimigos contra a tela - que no jogo antigo era intimidador para os menos experientes - ficou bem mais simples nesta nova versão.  

Além disso, novos comandos foram adicionados, entre eles, um ataque especial que faz o personagem desferir uma série de golpes por todos os lados da tela, ao pressionar o botão Y no controle do Xbox. Esta técnica é uma barra de energia, que por sua vez, pode ser preenchida ao golpear os inimigos ou com o movimento de “provocação”, disponível no botão RB.  

Para inimigos voadores, a dica é apertar ao mesmo tempo os botões de ataque e pulo, para executar um golpe aéreo, um comando indispensável em diversos momentos do game, principalmente nas fases de skate. 

Alguns elementos básicos de RPG marcam presença no game, pois quanto mais o jogador avança na aventura e acumula pontos, mais o personagem se fortalece. É possível aumentar a quantidade de vidas, barra de energias e outros atributos. Após zerar o game, será possível iniciar uma nova jornada e manter todos os progressos conquistados para o personagem.  

  O equilíbrio dos elementos 

Embora esteja repleto de possíveis estratégias, o game também é convidativo para aqueles que desejam apenas esmagar botões e se divertir, pois no nível normal, é possível terminar o game sem grandes dificuldades. Por outro lado, o nível difícil exigirá que o jogador conheça mais a fundo as mecânicas do jogo.  

Outro ponto de equilíbrio está no tamanho do game. Ao todo, o título possui 16 fases, que podem durar em média 3h na primeira jogada, um tempo padrão para este estilo de jogo. Jogar o novo game das tartarugas não é uma experiência cansativa, ao mesmo tempo, quando finalizado, não haverá sensações de que “poderia ter durado mais”, apenas um sentimento de satisfação. 

A Dotemu também tomou cuidado para que o novo episódio das “Tartarugas Ninjas” transcende a nostalgia, pois ao longo da aventura, muitos personagens conhecidos do game antigo dão as caras neste título, seja os inimigos comuns ou chefes de fases. Mas, também foram adicionadas figuras novas, que enriquecem o elenco do game.  

Outra novidade, é que além de poder escolher entre as quatro tartarugas, Leonardo, Michelangelo, Donatello e Raphael, também foram acrescentado os personagens, Mestre Splinter, a jornalista April O'Neil e o vigilante Casey Jones (este último é liberado após finalizar o game). O jogo comporta partidas cooperativas de até seis jogadores, tanto em multiplayer local quanto cooperativo.  

Não há muito o que criticar em “Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder's Revenge”, pois é evidente o carinho que a Dotemu teve com o jogo. De maneira geral, destaca-se como aspecto negativo, o fato de o enredo ter similaridade com o de 1991, que gira em torno dos vilões terem sequestrado a Estátua da Liberdade.  

Para alguns, o preço do game também pode ser um ponto baixo, já que ele é vendido por uma média de R$ 100 em todas as atuais plataformas, um valor que é consideravelmente alto, tendo em vista a quantidade de conteúdo que ele oferece. Contudo, o jogo foi disponibilizado no catálogo do Game Pass desde o dia do lançamento e, se seguir o mesmo padrão de “Streets of Rage 4”, deve ficar por lá até 2023.  

“Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder's Revenge” é um título que oferece nostalgia para os gamers dos anos 1990, mas que também agrega novos conteúdos para o gênero beat 'em up. Este título não só consagra a Dotemu no mercado de jogos, como também abre as expectativas para os futuros lançamentos da empresa.  

Por Alfredo Carvalho

A Capcom revelou novidades sobre a DLC de Resident Evil Village, intitulada Shadow of Rose. A desenvolvedora exibiu um trailer inédito da expansão durante o Capcom Showcase, realizado na última segunda-feira (13).

 O trailer traz uma jogabilidade em terceira pessoa, algo não visto na série desde o Resident Evil 6. A DLC chegará aos consoles e PC 's em 28 de outubro de 2022. Confira o teaser oficial: https://www.youtube.com/watch?v=9sBYHbeFaKE

##RECOMENDA##

A nova expansão acompanhará a personagem do título, Rose, que é filha de Ethan Winters. A DLC promete trazer uma nova percepção do game, principalmente com sua câmera e jogabilidade em terceira pessoa.

 O novo modo também contará com o "modo mercenaries", com uma Lady Dimitrescu jogável e uma nova história separada. A DLC será vendida separada ou com o jogo completo na versão "Gold Edition", ainda não foram divulgados valores.

Com anúncios, lançamentos, surpresas e novidades de títulos já lançados, o evento Xbox e Bethesda Summer Game Fest 2022 era muito aguardado pelo público apaixonado por games. Todos os jogos revelados no evento estão com a data de lançamento prevista (ou marcada) para os próximos 12 meses.

Confira a lista com os títulos que foram divulgados:

##RECOMENDA##

Hollow Knight: Silksong

Forza Motorsport

Riot Games no Game Pass

League of Legends

Valorant

Overwatch 2

Minecraft Legends

Ark 2

Diablo IV

The Last Case of Benedict Fox

Wo Long: Fallen Dynasty

Hideo Kojima + Xbox

Starfield

Redfall

High on Life

A Plague Tale: Requiem

Microsoft Flight Simulator

Ara: History Untold

The Elder Scrolls Online: High Isle

Fallout 76

Forza Horizon 5

Scorn

Flintlock: The Siege of Dawn

Lightyear Frontier

Gunfire Reborn

As Dusk Falls

Naraka: BladepointPentiment

Grounded

Ereban: Shadow Legacy

Sea of Thieves

Ravenlok

Coccoon

Persona 3, 4 e 5

O Summer Game Fest 2022 acontece entre os dias 10 e 22 de junho de 2022.

Por Matheus de Maio

 

A Xbox anunciou o novo jogo da franquia de simulador de corridas Forza durante o Xbox & Bethesda Games Showcase 2022. O game será lançado entre março e junho de 2023, durante a primavera dos Estados Unidos.

##RECOMENDA##

A nova assinatura do PlayStation Plus foi lançada nesta segunda-feira (13) com três modelos de pacote oferecidos aos clientes. O acervo de jogos terá rotatividade mensal, parecido o Xbox Game Pass.

O PS Plus permitia que o assinante jogasse no modo online e disponibilizava quatro jogos por mês para serem baixados antes que saíssem da plataforma. Quem já aproveitava o serviço vai migrar para o pacote Essential, que dá direito a dois jogos de PS4 e um de PS5 por mês, por R$ 34,90. O plano trimestral custa R$ 84,90 e o anual R$ 199,20.

##RECOMENDA##

O pacote Extra oferece os benefícios do Essential e um catálogo rotativo de games de PS4 e PS5 para baixar. Seu plano mensal foi anunciado por R$ 52,90, o trimestral por R$ 139,90 e o anual por R$ 339,90.

O plano Deluxe reúne os outros dois e libera versões demonstração de games por tempo limitado. Ela também dá acesso aos clássicos do PlayStation, PSE2, PSP e jogos remasterizados do PS3. A assinatura mental custa R$ 53,90, a trimestral é de R$ 159,90, enquanto um ano de assinatura é oferecida po R$ 389,90.

A China concedeu licenças a 60 videogames nesta terça-feira, 7, em uma segunda leva de títulos aprovados pelo Partido Comunista após as autoridades suspenderem este processo em agosto do ano passado. Analistas afirmam que o gesto melhorou o sentimento acerca de companhias chinesas do setor e sinaliza contínua normalização regulatória após meses de aprovações suspensas.

Analistas do Citi disseram em uma nota que o aumento na última rodada de aprovações - 60 títulos contra 45 anteriormente - os deixou mais confiantes de que o ritmo de aprovações se normalizará daqui para frente.

##RECOMENDA##

A inclusão no último lote de jogos desenvolvidos por estúdios mais estabelecidos também pode sinalizar que os títulos da Tencent e da NetEase serão aprovados em rodadas futuras, disseram os analistas do Citi. "Acreditamos que isso pode indicar mais medidas políticas de apoio ao setor de internet da China", acrescentaram. Fonte: Dow Jones Newswires.

Nesta semana  um dos jogos mais marcantes da história dos videogames completa 38 anos. O Tetris foi um grande marco para a indústria dos games e se tornou um dos primeiros a ser visto como um tipo de "vício". O LeiaJá preparou um conteúdo especial sobre este ícone dos games.

##RECOMENDA##

O Prime Gaming, da Amazon, divulgou as novidades que chegam em junho na plataforma. Os benefícios para os assinantes envolvem jogos gratuitos e recompensas em jogos. O destaque é o game Far Cry 4 gratuito.

Em junho, o Prime Gaming terá conteúdo exclusivo para Pokémon GO, Fall Guys, PUBG e mais. Os jogos gratuitos são Far Cry 4, Escape From Monkey Island e mais quatro títulos.

##RECOMENDA##

Confira a lista completa:

• Jogos gratuitos de junho:

- Far Cry 4 (2014);

- Escape from Monkey Island (2020);

- Astrologaster (2021);

- Across the Grooves (2020);

- Calico (2020);

- WRC 8 FIA World Rally Championship (2019);

• Benefícios:

• 1 de junho:

- Destiny 2 - Polaris Lance Bundle;

• 2 de junho:

- New World - Holy Vanguard Pack II, Truth Crusader; - Apparel Skin, Talk to the Hand Emote;

- Paladins - Sun-Kissed Cassie Skin;

- SMITE - Happy Little Painter Zhong Kui;

• 6 de junho:

- Naraka: Bladepoint - Magpie Bridge Wallpaper;

• 10 de junho:

- Dead by Daylight - Cycle Carrier Outfit

Por Vinícius Tomei

A Pokémon Company e Game Freak deram um presente aos fãs da franquia nesta quarta-feira (1º) com o novo trailer para Pokémon Scarlet e Pokémon Violet, que mostrou novos Pokémon, a nova região dos jogos de mundo aberto e uma data de lançamento ainda este ano. Scarlet e Violet chegarão ao Nintendo Switch em 18 de novembro, segundo o anúncio da desenvolvedora. 

Os jogadores poderão explorar uma nova região ainda sem nome, onde será possível capturar pokémon familiares e novos, incluindo os recém-revelados, Lechonk, Smoliv e Pawmi. Assista ao trailer: 

##RECOMENDA##

[@#video#@] 

Detalhes dos recém-chegados 

Scarlet e Violet incluirão jogabilidade multiplayer para até quatro jogadores, de acordo com um comunicado da Game Freak à imprensa. Isso inclui negociar e lutar contra pokémon, bem como a exploração multijogador de “vários locais da região nesses jogos”. 

A Pokémon Company anunciou sua próxima geração de jogos Pokémon em fevereiro, revelando um local totalmente novo e os iniciantes da 9ª Geração Sprigatito, um “Pokémon Grass Cat, caprichoso e que busca atenção”; Fuecoco, um “Pokémon Fire Croc descontraído que faz as coisas no seu próprio ritmo”; e Quaxly, um “Pokémon Patinho sério e organizado”. Desde então, a Pokémon Company tem estado relativamente quieta sobre Pokémon Scarlet e Pokémon Violet. 

Já foi um grande ano para os fãs de Pokémon, que adquiriram o jogo spinoff Pokémon Legends: Arceus em janeiro, apenas alguns meses após o lançamento dos remakes Pokémon Brilliant Diamond e Pokémon Shining Pearl no Nintendo Switch. Os mais novos lançamentos da série, Pokémon Shield e Pokémon Sword, foram lançados em 2019 no Nintendo Switch. 

 

A Microsoft anunciou nesta terça-feira (31) a lista com os jogos que chegam ao Xbox Game Pass na primeira metade de junho. Com títulos de sucesso na lista, estão Assassin’s Creed Origins, Ninja Gaiden: Master Collection, For Honor e outros.

Confira a lista completa abaixo:

##RECOMENDA##

For Honor: Marching Fire Edition (Nuvem, console e PC) - 1º de junho

Ninja Gaiden: Master Collection (Console e PC) - 2 de junho

Assassin’s Creed Origins (Nuvem, Console e PC) - 7 de junho

Chorus (Nuvem, Console e PC) - 7 de junho

Disc Room (Nuvem, Console e PC) - 7 de junho

Spacelines from the Far Out (Console e PC) - 7 de junho

Além disso, alguns títulos deixarão o catálogo a partir do dia 15 de junho, como GreedFall. Outro jogos que deixarão a Xbox Game Pass são:

Darkest Dungeon (Nuvem, Console e PC)

Dungeons & Dragons: Dark Alliance (Nuvem, Console e PC)

Limbo (Nuvem, Console e PC)

Worms Rumble (Nuvem, Console e PC)

O serviço de assinatura da Xbox Game Pass já conta com mais de 25 milhões de assinantes em todo o mundo, além de uma lista com mais de 100 jogos disponíveis para os clientes do serviço.

Por Matheus Maio

A EG7 (Companhia de jogos) anunciou nesta quarta-feira (25) o cancelamento do MMO da Marvel, em desenvolvimento pela Dimensional Ink. A produtora é uma subsidiária da Daybreak Games, estúdio responsável pela criação do jogo DC Universe Online.

Em comunicado, a empresa anunciou o realocamento de recursos após analisar o “risco de desenvolvimento, tamanho do investimento e a estratégia do portfólio de produtos de longo prazo”.

##RECOMENDA##

“A empresa planejava investir mais de 500 milhões de coroas suecas (40 milhões de euros) no projeto Marvel nos próximos três anos. A companhia agora diversificará esse investimento em vários projetos de menor porte, incluindo as grandes atualizações anunciadas anteriormente para The Lord of the Rings Online e DC Universe Online, assim como novas oportunidades de jogos com nossas IP’s (Propriedades intelectuais) originais”, afirmou o estúdio.

O MMORPG da Marvel em conjunto com a Daybreak Games foi anunciado em novembro de 2021 e estava nos estágios iniciais de produção.

Por Matheus de Maio

A desenvolvedora Mediatonic, responsável pelo Fall Guys, anunciou que o game se tornará gratuito, com multiplataforma e chega ao Xbox (e Nintendo Switch) em 21 de junho. Os usuários que já possuem o jogo no PS4 e Steam serão premiados com um Legacy Pack, que inclui itens exclusivos, além do primeiro passe de batalha pago.

##RECOMENDA##

A empresa de análise de videogames Ampere Analysis acredita que a Nintendo estará pronta para lançar a geração do sucessor do Nintendo Switch em 2024. O analista Piers Harding-Rolls, da Ampere, também disse que até o final da vida dos consoles híbridos, a família Nintendo Switch terá destronado o console PlayStation 2 da Sony, que é o console mais vendido de todos os tempos. 

“A Ampere está atualmente prevendo um dispositivo Nintendo de última geração para ser lançado em 2024”, disse Harding-Rolls. “Até o final deste ano, o Switch deverá ter vendido 146 milhões de unidades, o que significa que ainda tem potencial para se tornar o console mais vendido de todos os tempos, vendendo mais de 158 milhões de unidades e ultrapassando o PlayStation 2.” 

##RECOMENDA##

A Nintendo disse em 2021 que o Nintendo Switch, o Nintendo Switch Lite e o Nintendo Switch OLED ainda têm quatro ou cinco anos de vida, e que ultrapassar a marca de 100 milhões de unidades vendidas seria um indício do fim de uma era. Assim, 2024 provavelmente seria o primeiro que a Nintendo lançaria um novo console. 

Em uma nota ao VGC, Harding-Rolls também menciona que acredita que as vendas do Switch agora inevitavelmente cairão até que o detentor da plataforma revele seu console de próxima geração. 

“As vendas de Switch, deixando de lado o crescimento inesperadamente forte em 2020 devido à pandemia e ao lançamento de Animal Crossing, estão seguindo uma forma tradicional de ciclo de vida do console. Mesmo com o lançamento do modelo OLED, esperava-se que as vendas caíssem em relação ao pico, já que o Switch chega ao sexto ano do ciclo em 2022 e a última previsão de remessa da Nintendo reflete isso”, disse ele. 

Sobre o Nintendo “Switch 2” 

Os rumores sobre o Nintendo Switch 2 têm sido lentos até agora. No início deste ano, a Nintendo deu a entender que um “dispositivo de próxima geração” está a caminho, que pode ser compatível com a biblioteca existente do Switch, mas nenhuma informação sólida foi dada. 

Embora o OLED do Nintendo Switch tenha chegado no ano passado, isso não foi suficiente para fazer alterações no que já existia no Switch básico; é o modelo do Switch para obter se você ainda não conseguiu um, mas sem dúvida não vale a pena uma atualização do Switch padrão. 

Pode-se esperar que, após a tela OLED, se veja uma tela 4K no Switch 2, além de uma maior resolução. De acordo com a Bloomberg, um novo Switch usará uma técnica avançada de upscaling para atingir a resolução 4K. Chamado Nvidia Deep Learning Super Sampling, ou DLSS, ele usa tecnologia de IA para transformar efetivamente gráficos em imagens de alta resolução sem as demandas de desempenho de renderizá-los. Alternativamente, um Switch de última geração pode ter potência para uma saída 4K completa. 

O uso de videogame pode ter um efeito positivo na vida das crianças por serem capazes de aumentar a inteligência, segundo pesquisa publicada na revista Scientific Reports nesta semana.

Ela concluiu que a criança passa em média uma hora jogando videogames e, durante dois anos, os que praticaram por mais tempo apresentaram um aumento de aproximadamente 2,5 pontos de QI maior em relação aos demais. 

##RECOMENDA##

No entanto, o hábito de assistir televisão ou a vídeos online, que ocupou cerca de duas horas e meia do dia dos pequenos, além da utilização da rede social, que ocupa cerca de meia hora, não apresentam diferenças significativas no índice de inteligência estipulado pelos cientistas. 

Os pesquisadores chegaram a esta conclusão com análise de dados e condução de testes com 5.347 crianças em dois momentos: quando elas tinham entre 9 e 10 anos e dois anos depois, quando tinham 11 e 12 anos. Foram avaliadas habilidades cognitivas gerais para medir o índice de inteligência, um parâmetro criado pelos pesquisadores. As tarefas envolveram compreensão de leitura e vocabulário, atenção, memória e autocontrole, processamento viso-espacial e aprendizado ao longo de uma série de tentativas. 

As crianças também responderam a um questionário em que relataram o tempo gasto normalmente durante um dia na semana, e um no fim de semana, realizando as seguintes atividades: vendo vídeos online; jogando videogame; utilizando redes sociais; assistindo séries ou filmes; mandando mensagens e realizando videoconferências.

Os responsáveis pelo estudo monitoraram, ainda, as diferenças genéticas que poderiam influenciar o índice de inteligência e os impactos que poderiam estar relacionados à escolaridade e renda dos pais. 

"Nossos resultados apoiam a afirmação de que o tempo de tela geralmente não prejudica as habilidades cognitivas das crianças e que, jogar videogame, pelo contrário, pode contribuir para uma maior inteligência", afirmou um dos autores da pesquisa e professor de neurociência cognitiva do departamento de Neurociência do Instituto Karolinska, Torjek Klingberg.

Melhora da memória

Um outro estudo publicado na revista científica Frontiers in Human Neuroscience mostrou outro efeito positivo ligado ao videogame e analisou habilidades cognitivas de 27 pessoas com idades entre 18 e 40 anos, com e sem experiência com jogos eletrônicos durante a infância. A conclusão foi de que a prática melhora a memória de trabalho. O impacto pôde ser observado mesmo anos depois. 

"Pessoas que eram jogadores ávidos antes da adolescência, apesar de não jogarem mais, tiveram melhor desempenho nas tarefas de memória de trabalho, que requerem retenção e manipulação mental de informações para obter um resultado", explicou o pesquisador Marc Palaus. 

Distúrbio de games 

Também foi definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2018, o chamado distúrbio de games como uma doença na versão atualizada da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde. De acordo com a definição, o problema é um padrão de comportamento caracterizado pela perda de controle sobre o tempo de jogo, sobre a prioridade dada aos jogos em relação a outras atividades importantes e a decisão de continuar de frente à tela, apesar de consequências negativas. 

Os especialistas defendem que mesmo que os efeitos positivos estejam sendo apontados em estudos, os videogames em excesso trazem danos à socialização, saúde dos olhos e ao desenvolvimento da criança de um modo geral. 

A FIFA e a EA Sports romperam oficialmente seus laços na última semana. Dessa forma, o jogo produzido pela EA não se chamará mais "FIFA" após a edição de 2022. Apesar disso, a FIFA trabalha com outros desenvolvedores terceirizados para lançar novos jogos de futebol e jogos sem simulação, que devem ser lançados no terceiro semestre de 2022.  

Após quase 30 anos, a EA não lançará mais jogos de futebol sob a bandeira da FIFA a partir de 2023. Os motivos do rompimento são o alto preço e as restrições criativas. Mas a FIFA não deseja sair do mercado de jogos, com isso, trabalhará com outros desenvolvedores para a criação do novo game.  

##RECOMENDA##

  Posso garantir que o único jogo autêntico e real que tem o nome FIFA será o melhor disponível para jogadores e fãs de futebol. O nome FIFA é o único título original global. FIFA 23, FIFA 24, FIFA 25 e FIFA 26 e assim por diante - a constante é o nome FIFA, que permanecerá para sempre e continuará sendo o melhor", disse o presidente da FIFA, Gianni Infantino, em comunicado. 

  "O setor de jogos interativos e esports está em um caminho de crescimento e diversificação incomparáveis. A estratégia da FIFA é garantir que possamos aproveitar ao máximo todas as opções futuras e garantir uma ampla gama de produtos e oportunidades para jogadores, fãs, associações membros e parceiros", completou.  

  A EA poderá publicar o FIFA 23 ainda este ano, pois a empresa recebeu uma extensão apenas para a categoria de simulação de futebol. Isso permite que outros estúdios e editores criem diferentes tipos de jogos usando o nome FIFA. 

 

Páginas

Leianas redes sociaisAcompanhe-nos!

Facebook

Carregando