Ciência Jovem: momento de aprender

A feira Ciência Jovem acontece até amanhã (28) na área externa do espaço ciência

qui, 27/10/2011 - 12:59
Rafa Oliveira/LeiaJá Imagens Além de conferir os trabalhos dos estudantes, os visitantes podem conhecer a estrutura do Espaço Ciência Rafa Oliveira/LeiaJá Imagens

Muita movimentação e calor. É assim que começa mais um dia da feira Ciência Jovem, que segue até amanhã (28), na área externa do Espaço Ciência, no Complexo de Salgadinho. Estudantes de vários colégios da cidade e de todo Brasil se unem para mostrar todo conhecimento adquirido através de trabalhos voltados para as diversas áreas científicas.

Confira a galeria de fotos.

Um espaço imenso voltado para o conhecimento. É assim a feira promovida pela equipe pedagógica do espaço ciência. Apesar do calor e da grande quantidade de gente circulando pelos corredores, o clima é de descontração. Lá é possível conhecer desde os equipamentos eletrônicos até o funcionamento nada simples do nosso cérebro.

Ao andar pelos corredores foi fácil enxergar um estande rosa, com corações pregados na parede e uma menina sentada, observando o movimento. Clarisse Xavier,16, estudante do Colégio de Aplicação, tinha como “missão” explicar como funciona o amor, mais especificamente o cérebro de quem está apaixonado. O movimento começa a crescer e em meio a tantas perguntas e interesse dos visitantes, ela explica a importância da feira para ela e para quem está ali só de passagem. “Nós estamos aqui por diversão, por querer não só passar nosso conhecimento, mas aprender também. Conhecer pessoas e trabalhos de outros estados também é muito importante para nossa formação.”

Clarisse faz parte de apenas uma das mais de 300 escolas participantes da feira. O evento acontece até amanhã e deve premiar os melhores trabalhos a partir das 16h. Cada prêmio será entregue de acordo com sua categoria específica: iniciação à pesquisa, voltada para estudantes da educação infantil e ensino fundamental I; divulgação científica, dirigida ao ensino fundamental II; incentivo à pesquisa e desenvolvimento tecnológico, para alunos do ensino médio; e educação científica, voltada para os professores.

O professor Antônio Carlos Pavão, diretor executivo do Espaço Ciência, chega de uma forma descontraída, e demonstra toda sua empolgação com a realização do evento. Para ele receber trabalhos e escolas de todo Brasil é um grande passo para o crescimento da feira.

FEIRA CIÊNCIA JOVEM - A feira está em sua 17º edição e vem dando incentivo à disseminação do conhecimento dos jovens na área científica. A iniciativa tem apoio financeiro do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ministério da Educação, Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, Secretaria Estadual de Educação, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco – FACEPE e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.

COMENTÁRIOS dos leitores