Pernambuco na Olimpíada Brasileira de Matemática

A segunda fase da competição acontece neste sábado (4) em todo os 26 estados e no Distrito Federal

por Mariana Cadena sab, 05/11/2011 - 09:13
Mariana Cadena\LeiaJá Imagem Alunos do Ginásio Pernambucano contaram com ajuda do professor durante a preparação para a Olimpíada Mariana Cadena\LeiaJá Imagem


Neste sábado (5), estudantes de todo Brasil vão participar de mais uma etapa da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).  São mais de 800 mil participantes divididos entre nível fundamental e médio em todos os estados do País. Pernambuco, este ano, irá competir com 184 escolas e centros educacionais.

Em colégios de vários estados as atenções estão voltadas para a competição. No Recife, não seria diferente. A Escola de Referência Ginásio Pernambucano prepara e espera com ansiedade a participação e o resultado dos seus 37 alunos selecionados para a segunda fase. Sorrisos tímidos, olhares curiosos e muita educação. Foi assim que seis alunos da instituição se comportaram. Com alguns minutos de conversa, o que era timidez se transformou em vontade de falar, histórias para contar e, como eles mesmos disseram, orgulho em participar da competição.

Hugo Azevedo, aluno do 3º ano do ensino médio, fala de como se sente participando de mais uma etapa da competição. “O colégio incentiva bastante, não só em matemática como em outras disciplinas. Participar da segunda fase de uma competição nacional é motivo de muito orgulho”, salienta. Para Emily Queiroz, aluna do 2 º ano, a rotina de estudo foi essencial para eles chegarem nesta fase. “Aqui os professores exigem muito da gente. O que é legal, porque eles nos mostram que temos capacidade de conseguir as coisas. Eu não sou boa em matemática, faço reforço e tudo, mas consegui provar que eu posso”, salienta.

Barbara Ferreira, 15, fala sobre a expectativa em relação à competição. “Eu já participei outras duas vezes: na 7ª e 8ª séries, mas nunca cheguei a ganhar medalha. Ganhei menção honrosa. Esse ano quero trazer uma medalha”, adianta.

Enquanto os amigos falavam, Evilaine Siqueira, Cibelle Reis e Vitória Ribeiro, outras alunas da escola, concordavam e tinham uma opinião em comum: o orgulho que sentem em estar participando do campeonato. Sentimento que também é compartilhado pelo professor de matemática Admilson Taurino, que acredita que esse tipo de competição só traz benefícios aos discentes. “A Obmep veio para mostrar aos alunos que eles são capazes. É mais uma ferramenta para fazer da matemática uma disciplina mais popular, que todos podem aprender. Por isso aqui na escola damos muito valor a competições deste tipo”, explica.

A OLIMPÍADA – Estão participando estudantes do sexto ou do sétimo ano (nível 1) e do oitavo ou nono ano do ensino fundamental (nível 2) e de qualquer série do ensino médio (nível 3). Nesta segunda fase, eles terão três horas para responder seis questões dissertativas, explicar e exibir os cálculos e o raciocínio empregado ao responder a cada item. A divulgação dos resultados está prevista para fevereiro do próximo ano.

Projeto de estímulo ao estudo da matemática, a olimpíada envolve estudantes e professores de escolas públicas de todo o país. Para atrair participantes, a Obmep produz e distribui material didático, oferece estágio a professores premiados e indica alunos premiados para participação no Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC) — os indicados estudam matemática por um ano, com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A Obmep também prepara, a cada ano, cerca de 30 ganhadores de medalhas de ouro para competições internacionais.

Promovida pelos ministérios de Ciência e Tecnologia e da Educação, a Obmep é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Este ano, a competição recebeu 18,7 milhões de inscrições de alunos de 44,6 mil escolas dos 26 estados e do Distrito Federal.

COMENTÁRIOS dos leitores