Professora comenta a prova de história do SSA 3
A professora de história Sílvia Meira, do BJ Colégio e Curso, comenta a prova da 3ª fase do Sistema Seriado de Avaliação da Universidade de Pernambuco (UPE).
“A prova de história do SSA 3 da UPE, manteve-se dentro das expectativas. Os conteúdos explorados foram relacionados à temas do mundo contemporâneo como indicava o programa divulgado pela Universidade. Com relação à distribuição das questões, foram cinco de história geral e cinco de história do Brasil. Algumas questões exigiram dos alunos conhecimentos de cultura geral, com a abordagem de temas como música e literatura.
QUESTÃO 31: B
Questão sobre a influência das idéias socialistas em movimentos que eclodiram ao longo do século XX, no período posterior à Revolução Russa de 1917. O candidato precisava dominar a realidade de episódios como a Revolução Cubana e a Revolução Chinesa.
Questão 32: B
Questão sobre a chamada época da “Guerra Fria”, período posterior à Segunda Guerra Mundial, época de um mundo polarizado entre soviéticos e norte-americanos e que vivia sob o medo latente de um novo e destruidor conflito nuclear. A questão não apresenta maior nível de dificuldade e o aluno chegaria facilmente à resposta sobre o quão letal as armas nucleares se mostraram ser, após os ataques sobre Hiroshima e Nagazaki.
Questão 33: C
Questão sobre as mudanças econômicas ocorridas no Brasil após a Segunda Guerra Mundial e suas conseqüências sociais. Durante o período da Segunda Guerra, de fato, a economia brasileira foi beneficiada pelo aumento das exportações, entretanto essa situação não foi suficiente para evitar a dependência do Brasil com relação ao capital internacional e seu crescente endividamento.
Questão 34: E
A questão explora a figura de um personagem típico da literatura brasileira no início do século XX. O personagem Jeca Tatu de Monteiro Lobato é hoje visto com reservas por ser uma representação negativa do homem simples que vivia no campo, quando na verdade era a estrutura oligárquica então dominante, que não criava condições para as mudanças sociais necessárias para a existência de uma sociedade com menos desigualdade.
Questão 35: E
Com o apoio da imagem de uma fotografia de presos políticos deportados do Brasil na época do regime militar, o candidato deveria observar que apesar desse período ter se caracterizado pela opressão e censura constantes, persistiram várias formas de resistência contra a ditadura e suas medidas antidemocráticas.
Questão 36: C
Questão sobre o governo do presidente Juscelino Kubitschek. O desenvolvimento econômico que marcou essa época acabou, na verdade, contribuindo para aumentar a dívida externa brasileira. Nesta questão era ainda exigido dos alunos o conhecimento sobre gêneros musicais do período, como é o caso da Bossa Nova.
Questão 37: E
Questão sobre a cultura brasileira no período da ditadura militar exigia do candidato conhecimentos mais específicos como é o caso da importância da obra de Janete Clair, renomada autora de telenovelas. A exigência desses detalhes podem ter atrapalhado alguns alunos.
Questão 38: B
Questão sobre o mundo contemporâneo e seus problemas econômicos e sociais. A globalização não significou o fim das desigualdades sociais e problemas graves como o desemprego continuam assombrando a realidade de inúmeros países
Questão 39: E
Questão de conhecimentos gerais sobre o processo o mundo contemporâneo, não apresentava um maior grau de dificuldade. Os norte- americanos permanecem em estado de alerta com relação às possibilidades de ataques terroristas e a China, de fato, não reconhece a independência do Tibet.
Questão 40: A
Questão sobre a globalização, enfatizando que continuamos a viver em mundo de exclusão social, em que o saber e o conhecimento , tornam-se cada vez mais indispensável para uma efetiva inclusão social