Ministérios da educação e da cultura firmam acordo
Ação prevê trabalho cooperativo entre atividades educativas e culturais em prol da educação. O valor estimado para o acordo é de R$ 80 milhões.
Os ministros da educação e da cultura, Fernando Haddad e Anna de Holanda, respectivamente, assinaram ontem (8), em Brasília, um acordo de cooperação técnica para a formulação da política de cultura para a educação básica. O valor estipulado para o acordo é de R$ 80 milhões e reúne seis iniciativas integradas para beneficiar mais de um milhão de pessoas a partir de fevereiro do próximo ano. A previsão é que até o ano de 2014, 5 milhões de pessoas sejam beneficiadas.
Segundo informações de Haddad, estas ações trabalhadas em conjunto permitirão a expansão do ensino médio em tempo integral. O acordo também prevê que os alunos possam frequentar pontos de cultura, grupos e espaços culturais em turnos opostos aos que eles estudam, o que, de acordo com o ministro, complementará as aulas da rede de ensino.
Alguns projetos já estão previstos no acordo assinado nesta quinta-feira. Dentre as ações, está o projeto Mais Cultura na Escola. Outra novidade é a ampliação do programa Agentes de Leitura, que treina e seleciona jovens para ajudarem na formação de novos leitores. Em meio ao andamento do acordo, serão realizados mapeamentos e pesquisas das atividades públicas que relacionam educação e cultura em todo o País.
Haddad falou sobre a importância do trabalho em conjunto entre a educação e cultura. “Esse acordo de cooperação visa levar mais cultura para dentro da escola e a levar a educação para fora da escola, para os ambientes em que há cultura à espera de jovens ávidos para transformar o mundo”, disse o ministro.