Cartilha para um bom atendimento no comércio

Sebrae e ABNT lançaram o material com informações que buscam desenvolver os comércios

por Nathan Santos ter, 03/01/2012 - 08:01

É bastante comum encontrar clientes insatisfeitos com o atendimento nos estabelecimentos comerciais, por diversos motivos. Por isso, com o objetivo de capacitar os profissionais do setor, para que eles façam uma boa abordagem e supram as necessidades do público, o Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), juntamente com a Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT), lançaram a cartilha Inove com Normas Técnicas: qualidade no atendimento.

A cartilha explica, através de uma história em quadrinhos, como os empresários podem se adequar à Norma 15.842 da ABNT, que começou a vigorar em julho de 2010. A norma possui inúmeros procedimentos que aprimoram a percepção da empresa perante o público, além de desenvolver nos colaboradores dos empreendimentos a vontade de contribuir em prol do crescimento dos negócios.

A distribuição da cartilha é feita gratuitamente pelo Sebrae. De acordo com o conteúdo do material, um consultor do Sebrae visita uma loja de calçados e recebe reclamações do proprietário quanto ao movimento. Baseado no comportamento dos funcionários, o profissional do Sebrae revela a importância de atender as expectativas dos clientes, objetivando uma experiência positiva no ato da compra. O consultor, pretendendo ajudar o dono do comércio a manter o local funcionando, apresenta a norma, no sentido do orientar e avaliar os funcionários em busca de um resultado positivo nas vendas.

Clique AQUI e confira todas as informações da cartilha.



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