Férias educativas no Espaço Ciência

Os alunos recebem auxilio transporte e alimentação de 100 durante as 2 semanas de curso

por Alexandra Gappo seg, 16/01/2012 - 14:00
Alexandro Gappo/LeiaJá Imagem Palestra de abertura foi minustrada pelo diretor do Espaco Ciência, Antônio Carlos Pavão Alexandro Gappo/LeiaJá Imagem

Teve inicio nesta segunda (16), o curso de férias oferecido pelo Espaço Ciência, em parceria com as universidades Federal e Rural de Pernambuco. A palestra de abertura, ministrada pelo diretor do espaço Antônio Carlos Pavão, contou com a presença dos 380 inscritos, entre alunos e professores. Os participantes puderam escolher entre 18 diferentes cursos como: física e astronomia; o que Ricardo Ferreira disse para a sua cozinheira; brincando com a matemática; escalas da vida: da molécula aos organismos; a casa é um laboratório científico?; nós, a plantas e os bichos; química também se faz na cozinha; para que servem os números? e aprendendo química na cozinha.

As vagas eram, somente, para professores da rede pública de ensino, que indicavam dois alunos para serem orientados. Hoje, os participantes receberam o material necessário para as aulas. O curso mais procurado foi o de “física e astronomia para todos”, seguido de “brincando com a matemática”. Ao final do curso, os jovens irão elaborar uma apresentação com os conteúdos discutidos em sala. 

As aulas, que terão duração de duas semanas (de 17 a 20 e 23 a 27 de janeiro), serão ministradas das 8h às 17h nos laboratórios e salas da UFPE ou UFRPE, dependendo do curso escolhido. Os alunos abdicaram de alguns dias de férias para participar das aulas, divididas entre teóricas e práticas. As estudantes do Colégio Militar do Recife, Ana Carolina Borges, 17 anos, e Sabrina Santos,18, estão inscritas no curso “o que Ricardo Ferreira disse para sua cozinheira”, e se dizem muito animadas com o começo das aulas. “Nós participamos de outro curso em julho do ano passado e adoramos. A forma como eles oferecem as aulas chama a atenção dos alunos e é uma ótima oportunidade de fazer amigos”, afirmaram. 

Os participantes recebem uma ajuda de custo de R$ 100 para transporte e alimentação durante o curso. Ao todo, 180 professores também estão inscritos. "Aproveitamos para aprender com os alunos e com os temas tão inusitados e diferentes oferecidos”, disse a professora Andrea Karla Sobreira, da Escola Monsenhor Amaro Negro Monte, no Totó. 

Os cursos de férias realizados em Pernambuco fazem parte da Rede Nacional Novos Talentos da Rede Pública, um programa com apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Mais informações no site do Espaço Ciência.

COMENTÁRIOS dos leitores