De olho na prova de Química

O Portal LeiaJá foi atrás das melhores dicas de Química para ajudar o fera à passar nos vestibulares das principais universidades públicas de Pernambuco

por Alexandra Gappo dom, 17/06/2012 - 14:07
Chico Peixoto/LeiaJáImagens Professor Marco Aurélio diz que a tabela períodica é o alfabeto da química Chico Peixoto/LeiaJáImagens

Com o término das inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na última sexta-feira (15), os candidatos às vagas nas universidades já podem partir para os livros e estudar.



Os vestibulandos deste ano poderão contar com a nota do exame como forma de entrada em várias universidades públicas do país. Então a corrida para ser aprovado já começou.



O Guia de Vestibular desta semana traz dicas sobre uma das matérias mais temidas nas provas: química.



Marco Aurélio, professor de química do Jaula Cursos e há 15 anos na área de pré-vestibular, explica que nesta matéria não se pode fugir da tabela periódica. “Ela (a tabela periódica) é o alfabeto da química. Então é essêncial que o estudante saiba domina-la para acertar as questões da prova”, argumenta o professor.



Ele também alerta ao aluno que não tenha pressa de fazer as questões e fique atento às famosas “cascas de banana”, pois uma letra a mais na resposta pode fazer com que o vestibulando perca a questão.



Enem



Para os estudantes que irão fazer a prova do Enem, Marco Aurélio afirma que devem focar no estudo da relação massa-massa, além de créditos de carbono, sequestro de carbono, fontes de energia e fontes de energia sustentável. O professor aposta também que a prova virá com questões sobre radioatividade e lixo eletrônico. “Esse último é um tema muito novo e é um problema que o país vem enfrentando atualmente, como descartar o lixo eletrônico. Então é um assunto que o fera deve investir”, aconselha.



UFPE- 1ª e 2ª fase



Para os feras que estão se preparando para o vestibular da Universidade Federal de Pernambuco, podem se dedicar aos seguintes temas: química geral, fisicoquimica (onde segundo o professor Marco Aurélio, surgem as dificuldades) e química orgânica.



O professor aposta que na 1ª fase deverá haver pelo menos seis questões envolvendo química orgânica - identificação das principais funções orgânicas - álcool, audeído, cetona e ácido. O aluno também pode se dedicar à estudar isomeria e reações químicas, fortes candidatas à questões.



Para os feras que escolheram cursos onde terão que enfrentar química na segunda fase do vestibular, Marco Aurélio dá uma dica. “Como são questões de verdadeiro ou falso, o aluno deve ficar atento à posição de sinais como maior quê e menor quê”, aponta.



UPE

Quem optou pela Universidade de Pernambuco deve saber que diferentemente da prova da UFPE, na qual as questões são contextualizadas, a partir da aplicação da química em situações do dia-a-dia, a prova da UPE fecha o foco na teoria.O candidato precisa lembrar, também, que não é fornecida fórmulas de compostos nem tabela periódica, obrigando os estudantes a memorizarem esses aspectos. Então, faça da tabela períódica a sua melhor amiga, ela vai te ajudar muito.

COMENTÁRIOS dos leitores