Espaço Ciência leva programação interativa para a SBPC

O público irá conhecer a Caravana Notáveis Cientistas Pernambucanos

por Lidiane Dias seg, 23/07/2012 - 10:43

Integrantes da equipe do Espaço Ciência irão a São Luiz (MA) para participar de um dos maiores eventos científicos do Brasil, a 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O evento começou nesse domingo (22) e segue até 27 de julho, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O tema central é “Ciência, Cultura e Saberes Tradicionais para Enfrentar a Pobreza”.

O Espaço Ciência levará ao evento a Caravana Notáveis Cientistas Pernambucanos, um projeto que tem o objetivo de promover viagens de divulgação científica levando ao público diversos experimentos. A caravana foi criada entre a parceria do Espaço Ciência e Representação Regional do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação no Nordeste (ReNE/MCTI) para homenagear 18 notáveis cientistas pernambucanos. A programação para a SBPC contará com “experimentos de bolso” - atividades de interação com o público, réplicas dos cientistas, um jogo de tabuleiro sobre os 18 notáveis cientistas pernambucanos e distribuição de livretos sobre o projeto, de acordo com informações da assessoria de imprensa.

Na sessão de pôsteres, a equipe do Espaço Ciência apresentará quatro trabalhos. São eles: Curso de Férias ”Saúde é o que interessa, doença não tem pressa - formando multiplicadores no combate à doença negligenciada esquistossomose”; A feira Ciência Jovem como incentivo para a  inovação; CLICinema: Uma Experiência em Mídias na Educação  e Experimento “pH do planeta” como estratégia atraente e útil para o ensino da química.

Antonio Carlos Pavão, professor e diretor do Espaço Ciência, coordenará a mesa-redonda “Desafios do ensino de ciência na realidade brasileira”, nesta quarta-feira (25), das 15h30 às 18h. Participarão também as professoras Vivian Mary Barral Dodd Rumjanek (UFRJ) e Suely Druck (UFF).

SBPC

A SBPC é um importante meio de difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um fórum de debate de políticas públicas em C&T e conta com a participação de autoridades, gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia (C&T) e representantes de sociedades científicas.

A programação científica é composta por conferências, simpósios, mesas-redondas, encontros, sessões especiais, minicursos e sessões de pôsteres para apresentação de trabalhos científicos. Também são realizados diversos eventos paralelos, como a SBPC Jovem (programação voltada para estudantes do ensino básico), da ExpoT&C (mostra de ciência e tecnologia) e da SBPC Cultural (atividades artísticas regionais).

COMENTÁRIOS dos leitores