Assembleia da Adufepe discute posição do Proifes

Professore avaliam decisão da entidade como desrespeitosa

por Alexandra Gappo sex, 03/08/2012 - 13:16
Chico Peixoto/LeiaJáImagens A assembleia contou com a presença de cerca de 90 professores Chico Peixoto/LeiaJáImagens

Em assembleia durante a manhã desta sexta-feira (3), os docentes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) discutiram a posição da Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais (Proifes) em relação a proposta feito pelo Ministério da Educação. A entidade, que representa seis instituições federais, aceitou a proposta do Governo que prevê um reajuste de 25% a 40% para a categoria e assinou o acordo.

A reunião que aconteceu no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) e contou com a presença de cerca de 90 professores que afirmam que o Governo Federal insiste em tratar a greve dos docentes como sendo mera reposição salarial. A professora de história do Colégio de Aplicação, Natália Barros, diz que a decisão da Proifes foi desrespeitosa com a classe. “A gente não se sente representado, ainda mais quando sabemos que nem todos os docentes das instituições da Proifes aceitaram a proposta”, conta.

Os professores frisam que a proposta deve englobar não só o aumento salarial mais também a melhoria na estrutura e a reestruturação da carreira docente. De acordo com a assessoria da Associação dos Docentes da UFPE (Adufepe), o comando de greve fará uma reunião para traçar as pautas da próxima semana. 

COMENTÁRIOS dos leitores