Inscrições abertas para voluntários da Copa 2014

Interessados podem se inscrever para trabalhar na Copa das Confederações de 2013 e na Copa do Mundo de 2014

por Lidiane Dias qua, 22/08/2012 - 15:40
Chico Peixoto/LeiaJáImagens Secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, em visita à Arena Pernambuco Chico Peixoto/LeiaJáImagens

Estão abertas as inscrições para o Programa de Voluntários da Copa do Mundo 2014. Para participar, é preciso ter 18 anos ou mais até três meses antes da Copa das Confederações da FIFA e/ou da Copa do Mundo da FIFA e possuir disponibilidade de 20 dias corridos.

Os interessados em trabalhar nos eventos podem se cadastrar no site da FIFA. É preciso escolher os eventos nos quais o candidato gostaria de trabalhar. São eles: sorteio da Copa das Confederações da FIFA, marcado para dezembro deste ano em São Paulo; Copa das Confederações da FIFA, em junho de 2013; sorteio da Copa do Mundo da FIFA, previsto para o fim de 2013, na Costa do Sauípe; e Copa do Mundo da FIFA, que ocorrerá em junho e julho de 2014. 

O processo seletivo ocorrerá simultaneamente para os quatro eventos. Após o período de 15 dias, o número de inscrições será avaliado, podendo essa etapa ser encerrada ou prorrogada. A previsão é que sete mil voluntários atuem na Copa das Confederações da FIFA 2013 e 15 mil na Copa do Mundo da FIFA 2014. Pessoas com deficiência também podem participar da seleção.

Dentre as áreas de atuação estão serviços de transmissão, serviços de alimentação, transporte, protocolo, credenciamento, tecnologia da informação, operações de imprensa, hospitalidade, serviços médicos e competições. Algumas funções possuem requisitos específicos e exigem conhecimentos e habilidades determinadas. Nem todas as atividades exigem o domínio do inglês ou outros idiomas, mas em algumas este será um fator determinante para a seleção.

O trabalho não será remunerado, nem haverá ajuda de custo para hospedagem. O COL e a FIFA irão fornecer uniformes, auxílio para o deslocamento até o local de trabalho, desde que seja dentro da cidade-sede, e alimentação. A FIFA alerta que os voluntários não receberão ingressos para assistir aos jogos e mesmo quem estiver trabalhando nos estádios não deverá ter tempo para acompanhar as competições. 

Os primeiros treinamentos serão online e começam em dezembro deste ano. Após a capacitação pela internet, haverá um treinamento presencial, para apresentar os locais de trabalho e repassar instruções específicas.

COMENTÁRIOS dos leitores