Estudo aponta bom desempenho de escolas em tempo integral
Instituições de ensino avaliadas fazem parte do programa Mais Educação
O Ministério da Educação (MEC) divulgou nessa sexta-feira (5) que as escolas do programa Mais Educação (PME), com alunos matriculados no regime em tempo integral, apresentaram evolução significativa de desempenho na Prova Brasil. O desempenho foi constatado por meio do estudo da Secretaria de Educação Básica (SEB), do MEC. De acordo do ministério, o Mais Educação tem a participação de instituições de ensino com baixos indicadores de qualidade educacional, e elas ficam localizadas em zonas de vulnerabilidade social.
A SEB, por meio do estudo, selecionou as médias de três grupos de escolas, ou seja, as do PME em que todos os alunos estudam em tempo integral; todas as escolas vinculadas ao PME; escolas públicas do Brasil. Assim, foi realizada a comparação da evolução do rendimento, por grupo, nas áreas de matemática e língua portuguesa, nas edições da Prova Brasil dos anos de 2007, 2009 e 2011.
De acordo com o MEC, as médias em português dos alunos do quinto ano das escolas do PME com 100% das matrículas em tempo integral passaram de 164,19 em 2007 para 182,81 em 2011. No que diz respeito a matemática, as médias passaram de 180,71 para 201,87 no mesmo período. Os estudantes do nono ano, nessa mesma época, passaram de 227,31 para 238,62 em português e de 236,03 para 244,13 em matemática.
A diretoria de currículos e educação integral da SEB, Jaqueline Moll destaca, em depoimento ao MEC, que um dos objetivos do Mais Educação é fazer com que os estudantes fiquem mais tempo na escola. “Nós nos habituamos a uma escola de quatro horas; o caminho que buscamos com o Mais Educação é aumentar o número de horas na escola, com um diálogo entre os conteúdos tradicionais e instrumentos e temas contemporâneos”, relata.
O programa
No ano de 2007 o programa foi criando, em que no início, a meta era atender 1.380 escolas que apresentavam os piores resultados no índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb) e eram consideradas em situação de vulnerabilidade. A proposta do Mais Educação diz que os alunos precisam acompanhamento pedagógico obrigatório, no turno oposto aos das aulas regulares.
Segundo o MEC, este ano o programa já atingiu 32 mil escolas, e para os próximos quatro anos, a previsão é 60 mil instituições de ensino sejam atendidas no ano de 2014. Os estados que ainda não contam com 100% de alunos matriculados no regime de tempo integral são o Acre, Amapá e Sergipe.