UFPE recebe Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Os eventos serão divididos entre os campi do Recife e do Agreste de Pernambuco

por Carlos Alberto Prado sex, 12/10/2012 - 14:41

Uma das instituições de ensino de Pernambuco que vai receber a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Serão mesas-redondas, palestras, oficinas e shows, durante os dias 16, 17 e 18 de outubro, nos Campi Recife e Agreste (Caruaru). 

A semana é coordenada nacionalmente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que pretende mobilizar a população para perceber a importância da ciência e da tecnologia para o país. Todos os eventos são gratuitos. Entre as atividades, destaca-se a mesa-redonda que será realizada no dia 16, no Campus Recife, no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, a partir das 15h.

“Ciência para criatividade. Criatividade para ciência” é o tema do encontro com professor Geber Ramalho (CIn), Tarciana Portella, do Instituto Delta Zero, e Verônica Cristina Moreira Ribeiro, gerente de Segmentos Econômicos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado.

As bancadas de ciências serão montadas no Colégio de Aplicação (CAp), no Recife, no dia 18, das 9h às 16h. Serão exposições, mostra de vídeo, palestras, e oficinas, entre elas, “O trabalho com a voz do professor no âmbito fonoaudiológico e teatral numa perspectiva sócio-histórica”.

No total, são 906 eventos cadastrados apenas em Pernambuco. O Espaço Ciência e a Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, coordenadores estaduais do evento, montarão um totem do “triângulo impossível”, símbolo do evento, para  chamar a atenção da população, além de promover a construção de fogões solares e o concurso Descobrindo com uma Lupa!, para aguçar a curiosidade dos pequenos.

A abertura oficial da SNCT será na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), dia 15, às 16h, com a participação da Caravana da Ciência e dos parceiros. O encerramento está previsto para as 13h do dia 21 de outubro, no Parque Euclides Dourado, em Garanhuns, Agreste do Estado.

COMENTÁRIOS dos leitores