Semana de Tecnologia promove 906 eventos em Pernambuco

Os eventos serão distribuidos em 51 polos pelo Estado

por Carlos Alberto Prado dom, 14/10/2012 - 12:05

Começa, nesta segunda-feira (15), a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Com o tema “Sustentabilidade, Erradicação da Pobreza e Economia Verde”, os 51 polos pernambucanos, vão promover mais de 900 ações entre palestras, oficinas e mesas-redondas.

O Espaço Ciência promoverá 23 oficinas, quatro exposições e visita guiada. Cada polo deverá elaborar pelo menos seis atividades, além da montagem de um “triângulo impossível”, espécie de totem que simboliza o evento. A ideia é mobilizar a população a valorizar a ciência, a pesquisa e a tecnologia, de uma forma mais integrada nacionalmente.Divulgação/Assessoria de imprensa

A abertura oficial da SNCT em Pernambuco acontecerá no dia 15 de outubro, às 16h, na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Entre as atividades haverá oficinas para construção de pluviômetros educativos, sessões diárias dos vídeos do Ver Ciência e a Pegada Ecológica, que vai receber os participantes para calcular, com a ferramenta do site da ONG WWF, a exploração ambiental gerada pelo seu estilo de vida. Os dados coletados ainda serão divulgados no site do Espaço Ciência.

O encerramento da SNTC acontecerá no dia 21/10, às 13h, no Parque Euclides Dourado, em Garanhuns, onde deverá reunir todas as atividades realizadas pelos polos de Pernambuco.



Caravanas e Cursos

Uma das mudanças para esse ano será a divisão das Caravanas em três grupos devido à grande procura do público. As Caravanas da Ciência, Notáveis Cientistas Pernambucanos e da Astronomia, formadas pelo Espaço Ciência, Instituto Oceanário e UFRPE, percorrerão diversos municípios do Estado, com o intuito de aproximar a população do conhecimento gerado em suas sedes.

A expedição levará experimentos interativos, telescópios e exposição de tubarões e tartarugas à UFRPE, Fundação Joaquim Nabuco – FUNDAJ, Colégio Militar do Recife, Museu Louis Jacques Brunet, Assembleia Legislativa de Pernambuco e aos municípios de Ipojuca, Paudalho, Tracunhaém e Garanhuns.

Também serão realizados cinco cursos na cidade de Garanhuns em Pernambuco, como parte das atividades integradoras entre o Espaço Ciência, UFPE e UFRPE e do programa Novos Talentos da Rede Pública, com o apoio do Capes e da FINEP. Os cursos nas áreas de biologia, química, matemática, astronomia e física devem beneficiar cerca de 80 estudantes de escolas públicas e 40 professores.

COMENTÁRIOS dos leitores