O que faz o profissional de fonoaudiologia
Mercado oferece muitas oportunidades de atuação para quem escolhe a área
Cuidar da voz está entre as principais atividades do fonoaudiólogo, profissional de saúde que atua nos cuidados com a saúde, prevenção, avaliação e diagnóstico, orientação, terapia, habilitação e reabilitação, e aperfeiçoamento de funções como linguagem oral e escrita, da fluência, da articulação da fala, entre outras atividades.
O profissional que escolhe atuar na fonoaudiologia vai ter oportunidade de trabalhar em diversas áreas como unidades de saúde, ambulatórios, hospitais, escolas, empresas, asilos, casas de saúde.
De acordo com a coordenadora do curso de fonoaudiologia da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), Maria da Conceição Silveira, o curso permite que o profissional atue em diferentes setores, e destaca que o mercado de trabalho está precisando de profissionais.”O mercado está muito bom para quem escolhe a área de fonoaudiologia. Está tendo uma demanda muito alta, mas faltam profissionais”, comentou a coordenadora.
Em Pernambuco, o mercado de trabalho está com grandes oportunidades. “Com os parques industriais, Hemobrás, Suape e as empresas que estão chegando existe a necessidade de profissionais do setor”, acrescentou Maria da Conceição.
A estudante Euline Barbosa, 24 anos, é formada em letras, mas optou realizar o curso de fonoaudiologia e atualmente já está no 4° período na UNICAP. “Quando fiz o curso de letras estagiei na área e observei a necessidade que as escolas têm desse profissional, então estou fazendo o curso e estou bastante entusiasmada”, comentou a jovem.
Sobre o mercado de trabalho a estudante enxerga grandes oportunidades. “Ainda não estagiei na área, mas não por não ter oportunidade. Já recebi propostas de estágio”, declarou.
Após a formação, o profissional vai poder trabalhar nas especialidades da Fonoaudiologia que são basicamente a audiologia, que vai cuidar dos aspectos ligados a audição. Outro setor que o profissional trabalha é a linguagem, que vai observar aspectos que envolvem a comunicação oral e escrita.
Outra especialidade é a motricidade, na qual o profissional vai realizar atividades que cuidem da respiração, sucção, mastigação, deglutição, expressão facial e articulação da fala, propiciando melhores condições de vida e de comunicação. Outro campo da Fonoaudiologia é a saúde coletiva, que vai voltar a atenção à saúde, na prevenção, educação e intervenção, a partir do diagnóstico de grupos .
A voz também é uma especialidade dessa área. Na voz o fonoaudiólogo vai trabalhar na prevenção e tratando os problemas relacionados. O curso tem duração de 4 anos e trabalha tanto a parte teórica como a prática. No momento prático, os estudantes vão usar laboratórios, realizar atendimentos com supervisão de professores. Já na faculdade o aluno vai vivencia o dia a dia da profissão para que saia apto para atuar no mercado de trabalho.