"Redação do Senado Federal" premia vencedores

Estudantes do ensino médio escreveram sobre a realidade dos municípios onde vivem

por Nathan Santos seg, 19/11/2012 - 18:19
Ana Volpe / Agência Senado Vinte e sete estudantes foram premiados, em Brasília Ana Volpe / Agência Senado

Na manhã desta segunda-feira (19), 27 estudantes de ensino médio que se destacaram ao escrever sobre a realidade do seu município foram premiados. Por meio de cerimônia realizada no Congresso Nacional, em Brasília, foram conhecidos os vencedores da 5ª edição Concurso de Redação do Senado Federal, realizado em parceria com o Ministério da Educação e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), abordando a temática “Meu Município, Meu Brasil”.

“O título da minha redação foi Brasil, uma mãe gentil para os filhos dos seus municípios. Fiz um paralelo envolvendo o Hino Nacional com os problemas sociais e econômicos do meu estado, da minha cidade e do Brasil, como a corrupção”, disse a aluna da Junqueiro, de Alagoas, Layane Rayelle Silva Marinho, 16 anos, conforme informações do Ministério da Educação (MEC). Layane, que é estudante da , Escola Estadual Padre Aurélio Góes, ficou na primeira colação.

“Bom Despacho ficava próxima a uma área mineradora e os escravos conversavam nesse dialeto, que depois foi sendo misturado ao português”, explicou Bruna. “Não imaginava que poderia ganhar, e fiquei muito orgulhosa de descobrir algo e poder transmitir isso para as pessoas e de mostrar a importância de preservar esse dialeto”, declarou a estudante Bruna Clemente Gontijo, 17, de Bom Despacho, em Minas Gerais, também de acordo com informações do MEC. A jovem terminou a competição educativa na segunda colocação. Ela é aluna do Colégio Tiradentes da Polícia Militar.

De acordo com o MEC, os alunos premiados receberam medalhas e notebooks, e os três melhores ainda ganharam troféus. Logo depois da premiação, todos os 27 estudantes foram empossados como Jovens Senadores, no Plenário do Senado Federal. Agora, por um período de três dias, eles apresentarão pré-projetos de leis que poderão até entrar em tramitação. 

COMENTÁRIOS dos leitores