Escolas selecionadas podem aderir ao Mais Educação
Programa do MEC prevê 15 mil novas adesões
O prazo para novas adesões ao programa Mais Educação segue até o dia 31 de março de 2013. Pelas previsões do Ministério da Educação (MEC), mais 15 mil escolas passarão a fazer parte do programa. O objetivo para 2013 é que todas as cidades brasileiras tenham instituiç com o programa Mais Educação.
Para 2013, 35.503 escolas da rede pública brasileira podem fazer a adesão. As 32.268 unidades participantes têm permanência garantida.
Foram escolhidas para fazer a adesão instituições de ensino que tenham a maioria dos alunos atendida pelo programa Bolsa-Família, do Governo Federal, bem como unidades com índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb) maior que 3.5 pontos e menor que 4.6 nos anos iniciais; 3.9 e 4.6 pontos nos anos finais do ensino fundamental. Também foram contempladas todas as escolas com menos de 3.5 pontos no Ideb.
As prefeituras das cidades que sediam as 35.503 escolas foram informadas por meio de carta, enviada pelo MEC, sobre a possibilidade de adesão ao programa. O repasse de recursos depende da aprovação dos projetos das escolas pelos municípios.
A adesão deve ser feita diretamente pelo gestor da unidade, no site do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec). Há a possibilidade de o prazo de 31 de março ser encerrado antecipadamente, pois o Simec fecha as inscrições automaticamente ao atingir o número previsto de 15 mil escolas.
Entre as atividades ofertadas pelas escolas de educação integral estão acompanhamento pedagógico; esporte e lazer; comunicação, uso de mídias e cultura digital e tecnológica; cultura, artes e educação patrimonial; educação ambiental e desenvolvimento sustentável e economia solidária e criativa. O programa prevê obrigatoriedade de pelo menos uma atividade de acompanhamento pedagógico.