Educação quilombola debatida em seminário

Ação visa discutir as diretrizes para a educação escolar quilombola definidas pelo CNE. Evento ocorre em Brasília

por Nathan Santos qui, 06/12/2012 - 18:09
João Neto/MEC Seminário conta com a presença de representantes de comunidades quilombolas, gestores educacionais, secretarias de educação, além de integrantes do MEC João Neto/MEC

O 2º Seminário Nacional de Educação Escolar Quilombola teve início nesta quinta-feira (6) e segue até esta sexta-feira (7), em Brasília. O objetivo do evento é debater as diretrizes para a educação escolar quilombola definidas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), além de sua implementação.



O seminário conta com a presença de representantes de comunidades quilombolas, gestores educacionais, secretarias de educação, além de integrantes do Ministério da Educação (MEC).

Para o ministro da educação, Aloizio Mercadante, a questão dos descendentes africanos um elevado grau de importância para a educação brasileira. “A história da África e a contribuição da comunidade afrodescendente representam a maior demanda que nós temos de formação continuada de professores”, declarou Mercadante, conforme informações do MEC.

De acordo com o MEC, a formação de professores, a discussão curricular e das identidades em comunidades quilombolas integram a regulamentação proposta pelo CNE. “As diretrizes quilombolas não são apenas para as comunidades quilombolas; elas têm que estar presentes no conjunto das salas de aula do Brasil”, completou o ministro, conforme informações do MEC.

A diretora de políticas de educação no campo da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do MEC, Macaé Maria Evaristo, destacou a aprendizagem, entre outras ações, como procedimento importante em prol da educação quilombola. “Devemos pensar a questão da aprendizagem, do desenvolvimento e do ensino e de garantir no currículo escolar toda memória, tradição, história de luta e resistência pela terra dessas comunidades”, comentou, também de acordo com informações do ministério. 



















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