Alunos avaliam como difícil prova de física da UPE

por Nathan Santos dom, 09/12/2012 - 12:42
Nathan Santos/LeiaJáImagens Estudantes acreditam que aprova desta segunda (10) será ainda mais difícil Nathan Santos/LeiaJáImagens

No final da manhã deste domingo (9) inúmeros estudantes do 1º ano do ensino médio finalizaram as provas do primeiro dia do Sistema Seriado de Avaliação da Universidade de Pernambuco (UPE). Os candidatos responderam a 44 questões distribuídas entre as disciplinas de língua portuguesa, matemática, física, língua estrangeira (inglês ou espanhol) e filosofia. Logo mais, às 14h, é a vez dos candidatos do 2º participarem do SSA.

De acordo com a UPE, para o SSA 1, em torno de 23 mil estudantes se inscreveram, e, para o SSA 2, mais de 15 mil inscrições foram realizadas. Após a prova desta manhã, a movimentação de estudantes foi bem intensa no prédio da Escola Politécnica de Pernambuco (POLI), no bairro da Benfica, no Recife. Enquanto os candidatos saíam da prova, pais e curiosos aguardavam ansiosos para saberem como foi a avaliação.

O jovem Norman Augusto Carneiro, de 15 anos, é um dos “feras” do SSA e almeja cursar engenharia na UPE. Segundo o candidato, “no geral, a prova estava boa”. Para Norman, a disciplina de física apresentou mais dificuldades. “Movimento oblíquo foi um dos assuntos que apareceu em destaque na prova”, disse. Ele acha que nesta segunda-feira (10), dia em que os candidatos do SSA 1 e 2 farão 46 questões distribuídas entre as disciplinas de biologia, química, história, geografia e sociologia – haverá mais dificuldade. “Amanhã vai ser muito mais difícil. Hoje ainda pretendo estudar e fazer uma boa revisão”, contou Norman.

Mirella Brito, 17, também participa do SSA 1 e almeja ser aprovada em direito na UPE. A candidata afirmou que teve uma boa surpresa na avaliação. “Foi melhor do que eu esperava. Física estava fácil e inglês cobrou muitos assuntos básicos”, falou. Ela também destacou a questão da interpretação na prova. “Português cobrou muita interpretação de texto, mas também gostei da prova”, avaliou.

Com a emoção de um candidato, o pai de Mirella, Fernando César Brito estava bastante nervoso esperando a filha. “De certa forma, eu, como pai, fico muito nervoso. A gente fica na expectativa de ela ter feito uma boa prova”, declarou.

COMENTÁRIOS dos leitores