Brasil fecha parceria de intercâmbio com a Irlanda
Objetivo é a oferta de até mil bolsas de estudo anualmente, na modalidade graduação sanduíche
Instituições de ensino superior da Irlanda agora também estão incluídas no programa Ciência sem Fronteiras (CsF), do Governo Federal brasileiro. Na última sexta-feira (14), o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Almeida Guimarães, firmou a parceria, cujo objetivo é a oferta de até mil bolsas de estudo anualmente, na modalidade graduação sanduíche.
De acordo com informações da Capes, a assinatura do acordo foi feita com o embaixador e representante da Autoridade em Ensino Superior e das instituições de ensino superior participantes da Irlanda, H.E. Mr Frank Sheridan. Além disso, também foram debatidos assuntos sobre as áreas prioritárias do programa e a proficiência da língua inglesa. A parceria foi firmada em Brasília.
O Ciências sem Fronteiras foi lançado no mês de dezembro do ano passado e já concedeu em torno de 18 mil bolsas. Segundo a Capes, o intuito do programa é disponibilizar mais de 100 mil bolsas até o ano de 2015, sendo 75 mil por parte do governo brasileiro e o restante oriundo da iniciativa privada.
Ainda de acordo com a Capes, neste ano o CsF já concedeu mais de 20 mil bolsas e foram investidos cerca de R$ 1,12 bilhão. A oferta de bolsas visa as modalidades graduação-sanduíche, educação profissional e tecnológica e pós-graduação — doutorado-sanduíche, doutorado pleno e pós-doutorado.