Brasil fecha parceria de intercâmbio com a Irlanda

Objetivo é a oferta de até mil bolsas de estudo anualmente, na modalidade graduação sanduíche

por Nathan Santos seg, 17/12/2012 - 16:07
Felipe Lima - ACS/Capes Parceria foi firmada entre o presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães, e o representante irlandês H.E. Mr Frank Sheridan Felipe Lima - ACS/Capes

Instituições de ensino superior da Irlanda agora também estão incluídas no programa Ciência sem Fronteiras (CsF), do Governo Federal brasileiro. Na última sexta-feira (14), o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Almeida Guimarães, firmou a parceria, cujo objetivo é a oferta de até mil bolsas de estudo anualmente, na modalidade graduação sanduíche.



De acordo com informações da Capes, a assinatura do acordo foi feita com o embaixador e representante da Autoridade em Ensino Superior e das instituições de ensino superior participantes da Irlanda, H.E. Mr Frank Sheridan. Além disso, também foram debatidos assuntos sobre as áreas prioritárias do programa e a proficiência da língua inglesa. A parceria foi firmada em Brasília.



O Ciências sem Fronteiras foi lançado no mês de dezembro do ano passado e já concedeu em torno de 18 mil bolsas. Segundo a Capes, o intuito do programa é disponibilizar mais de 100 mil bolsas até o ano de 2015, sendo 75 mil por parte do governo brasileiro e o restante oriundo da iniciativa privada.



Ainda de acordo com a Capes, neste ano o CsF já concedeu mais de 20 mil bolsas e foram investidos cerca de R$ 1,12 bilhão. A oferta de bolsas visa as modalidades graduação-sanduíche, educação profissional e tecnológica e pós-graduação — doutorado-sanduíche, doutorado pleno e pós-doutorado.







COMENTÁRIOS dos leitores