Encontro da UNE com o ministro da Educação ocorreu hoje

Evento foi na manhã deste domingo e reuniu cerca de quatro mil jovens

por Priscilla Costa dom, 20/01/2013 - 15:39

Na manhã deste domingo (20), o Teatro do Centro de Convenções da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), foi palco do encontro entre o movimento estudantil brasileiro, a União Nacional dos Estudantes (UNE), e o Ministro da Educação, Aluízio Mercadante. A reunião também contou com a participação da reitora da Universidade Nacional de Córdoba (UNC), Silvia Carolina Scotto, e do reitor da UFPE, Anísio Brasileiro. Além disso, representantes de diretórios acadêmicos (DAs) e centros acadêmicos (CAs) de todo o País participaram do debate.

Durante o evento, que reuniu cerca de quatro mil pessoas, o ministro ouviu reivindicações dos jovens pela reformulação do ensino superior nacional. Os jovens discutiram sobre os modelos de universidade na América Latina. Além disso, Mercadante também participou do debate sobre o novo sistema de cotas. 

Segundo o presidente da UNE, Daniel Iliescu, a maioria das instituições não consegue integrar, em um mesmo projeto, o intercâmbio entre a sala de aula, os laboratórios e centros de pesquisa com a comunidade e suas demandas reais. “É importante que se faça pressão no governo para que sejam providenciadas medidas que garantam uma maior qualidade do ensino, com a criação de novas vagas, novos cursos, contratação de mais professores, ampliação e reformas de equipamentos de ensino, salas de aula, laboratórios e bibliotecas. O Brasil se encontra na 88ª posição na educação, e isso precisa ser mudado”, disse.

“Criar, com urgência, mecanismos que impeçam os abusos de empresários do ensino particular, estabelecendo o controle das mensalidades, garantia da qualidade dos cursos e dos direitos dos estudantes dessas instituições”, completou.

Entre as propostas da UNE, está o financiamento da educação alcançando os 10% do Produto Interno Bruto (PIB) a partir dos 100% dos royalties do petróleo e dos 50% do Fundo Social do Pré-Sal.

De acordo com Mercadante, este vai ser o foco de debate com o Congresso Nacional. “Para chegarmos a esses 10%, precisamos de R$ 200 bilhões. Isto seria, aproximadamente, dez CPMFs, sendo que não temos nenhuma CPMF. A que tínhamos, financiava a área de saúde, mas esta foi derrubada. Este é um dos pontos que precisa ser reforçado e discutido como o Congresso para que possa ser aprovado”, explicou.

Mercadante ainda destacou o processo de expansão universitário. “O Enem teve cerca de quatro milhões de estudantes e o Sisu, dois milhões. Mas se existem apenas 129 mil vagas disponíveis nas universidades, que direito tem um ministro da Educação de não trabalhar para expandir esse número?”, indagou.

Uma das prioridades é fazer com que as universidades gerem conhecimento. De acordo com Mercadante, o Brasil produz 13% da produção científica internacional e o objetivo é ampliar essa porcentagem.

Em relação às instituições de ensino superior particulares, o ministro foi enfático: “Cursos com baixa avaliação, em trajetória negativa, não vão abrir vagas para o vestibular em 2013 e vão caminhar para o fechamento se não houver uma reestruturação. Não vai ter jeitinho ou colher de chá. Quem quer abrir curso superior que tenha condições de oferecer qualidade."

O Conselho Nacional de Entidades de Base (CONEB) da UNE acontece até esta segunda-feira (21), na UFPE, incluindo painéis e grupos de discussão sobre temas ligados à universidade e ao Brasil, além de decidir os rumos e posicionamentos da UNE para o próximo período. O encontro antecede a Bienal da UNE, maior festival estudantil universitário da América Latina, que acontecerá nas cidades de Recife e Olinda entre os dias 22 e 26 de janeiro.

UNE - A UNE defende um modelo mais democrático para a escolha de reitores e outros representantes, assembleias paritárias, com peso justo e legítimo para as decisões e opiniões daqueles que compõem o ambiente acadêmico. Aumento das verbas do Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) e o estabelecimento de outras fontes para o financiamento dos restaurantes universitários, moradias, creches para as mães estudantes, auxílio com transporte e material escolar são propostas da UNE.

Antes do encontro com Aluízio Mercadante, os jovens lotaram o Centro de Convenções da UFPE, com músicas, faixas e bandeiras. Confira o vídeo:

COMENTÁRIOS dos leitores