Brasil e Chile perto de estreitar relações educacionais

Acordo pretende estabelecer as áreas prioritárias para o desenvolvimento conjunto

por Nathan Santos ter, 29/01/2013 - 08:57
Shutterstock Assinatura do memorando foi realizada no último sábado (26), em encontro que fez parte da agenda da comitiva da presidenta da República, Dilma Rousseff, em visita ao Chile Shutterstock

Para firmar o primeiro documento de parceria no âmbito da educação entre Brasil e Chile, o ministro da educação brasileiro, Aloizio Mercadante, e o ministro chileno, Harald Beyer Burgos, assinaram um memorando de entendimento para cooperação educacional. A assinatura foi realizada no último sábado (26), em encontro que fez parte da agenda da comitiva da presidenta da República, Dilma Rousseff, em visita ao Chile.

De acordo com informações do Ministério da Educação (MEC), o acordo pretende estabelecer as áreas prioritárias para o desenvolvimento conjunto, com ênfase nas áreas de pós-graduação, educação superior, educação profissional e tecnológica, educação básica, indicadores e avaliação educacional, educação à distância e inclusão digital.

A medida ainda visa incluir ações nos campos de intercâmbio e aperfeiçoamento de professores, pesquisadores, estudantes e gestores de educação. Também estão previstos a realização de seminários e eventos, o estabelecimento de consórcio binacional de universidades, institutos binacionais de pesquisa e doutorado, além de políticas comuns de credenciamento de cursos com vistas à convalidação de títulos e diplomas, elaboração de projetos de cooperação técnica e investigação científica e intercâmbio de bibliotecas e material didático. 

COMENTÁRIOS dos leitores