UFPE ganha bolsas de intercâmbio com Portugal

Benefício ocorre no âmbito do Programa de Bolsas Luso-Brasileiras Santander Universidades. Valor das bolsas é de mais de R$ 8.500

por Nathan Santos qui, 07/03/2013 - 16:50
Shutterstock Ao todo, dez bolsas estão disponíveis Shutterstock

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) recebeu, recentemente, dez bolsas para alunos de graduação no Programa de Bolsas Luso-Brasileiras Santander Universidades. A ação visa incentivar o intercâmbio de estudantes de instituições brasileiras e portuguesas.

As inscrições poderão ser feitas do dia 22 a 24 de maio, através da internet, bem como devem se candidatar na Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFPE, no 1º andar da Reitoria, no horário das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 16h30, exceto às quintas-feiras, quando não há atendimento ao público externo. O local fica no bairro da Cidade Universitária, no Recife. Segundo a instituição de ensino, no ato da inscrição, os candidatos deverão apresentar histórico escolar e aproveitamento acadêmico registrado pelo Sig@ e devidamente autenticados pela Escolaridade ou pela Divisão do Corpo Discente; e Ficha 19 devidamente autenticada (no caso dos candidatos à bolsa de inclusão social).

Os concorrentes devem ser alunos de graduação que tenham ingressado por meio de aprovação em vestibular, com média geral igual ou maior que sete, e que não tenham reprovações ou cancelamento com ônus. Além disso, eles devem ter integralizado, no mínimo, 30% e, no máximo, 80% do currículo previsto para o curso e não ter participado de programa de intercâmbio da UFPE, com ou sem bolsa, nem ter participado de programa de mobilidade internacional promovido pelo Grupo Santander.

O valor da bolsa é de R$ 8.905,71 para o semestre acadêmico e a quantia deverá ser administrada pelo aluno durante o período do intercâmbio no exterior. Sobre as passagens aéreas, essas somente serão fornecidas aos três estudantes mais bem colocados na relação geral de classificação.

Até o dia 7 de junho haverá a divulgação do resultado do processo seletivo, através da internet. Já o envio dos documentos dos estudantes selecionados às universidades portuguesas será feito até o dia 15 do mesmo mês. Segundo a UFPE, os alunos viajarão no segundo semestre deste ano ou no primeiro de 2014.

Algumas das instituições portuguesas que participam são as Universidades do Algarve, do Porto, de Coimbra, Técnica de Lisboa, e Nova de Lisboa. Outros detalhes informativos sobre a seleção podem ser consultados pela internet.







COMENTÁRIOS dos leitores