Programa seleciona brasileiros para curso nos EUA

Serão selecionados 540 candidatos

por Nathan Santos ter, 18/06/2013 - 18:03
Divulgação Atividades iniciarão no próximo ano, já nos Estados Unidos Divulgação

Nesta terça-feira (18), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou o edital do Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa (PDPI) nos Estados Unidos. O objetivo é qualificar professores de língua inglesa da educação básica em efetivo exercício na rede pública brasileira de ensino. Outro intuito é estreitar as relações entre Brasil e EUA, por meio da oferta de curso intensivo.



As inscrições devem ser feitas até o dia 25 de julho, pelo formulário eletrônico. De acordo com a Capes, todos os candidatos que se candidatarem ao processo seletivo deverão realizar, de forma gratuita, o Institutional Test Program  (TOEFL-ITP).

Até 540 participantes serão selecionados, sendo 20 professores por unidade da federação. Os aprovados realizarão curso intensivo com duração de seis semanas, em uma universidade dos Estados Unidos. Alguns dos benefícios são emissão do visto J-1 pela Embaixada dos EUA no Brasil e/ou seus consulados sem ônus; passagem aérea internacional de ida e volta; ajuda de custo no valor de 500 dólares; seguro saúde; deslocamento, nos EUA: aeroporto/universidade/aeroporto; alojamento no campus universitário; alimentação; taxas escolares; e materiais didáticos a serem utilizados nos cursos.



Segundo a Capes, a divulgação do resultado será feita no mês de novembro deste ano. As atividades deverão começar nos Estados unidos em janeiro e fevereiro de 2014. Outros detalhes informativos sobre o programa podem ser obtidos pelo contato teacher@fulbright.org.br.

COMENTÁRIOS dos leitores